JULIO CESAR AZEVEDO NOBREGA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA/CPCE

Ir ao Menu Principal

julio cesar azevedo nobrega

ABJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA/CPCE

CGCB/CMRV024 - ESTRATÉGIAS E RECURSOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS - Turma: 01 (2025.2)

Tópicos Aulas
Apresentação e discussão do plano de trabalho da disciplina (22/03/2021 - 22/03/2021)
História da Educação Museal no Brasil (29/03/2021 - 29/03/2021)
História da Educação Museal no Brasil (05/04/2021 - 05/04/2021)
Política Nacional de Educação Museal (12/04/2021 - 12/04/2021)
Política Nacional de Educação Museal (19/04/2021 - 19/04/2021)
Política Nacional de Educação Museal (26/04/2021 - 26/04/2021)
Plano Museológico (03/05/2021 - 03/05/2021)
Plano Museológico (10/05/2021 - 10/05/2021)
Plano Museológico (17/05/2021 - 17/05/2021)
Programa Educativo e Cultural do Plano Museológico (24/05/2021 - 24/05/2021)
Programa Educativo e Cultural do Plano Museológico (31/05/2021 - 31/05/2021)
Política de Educação Museal do Museu da Vila (07/06/2021 - 07/06/2021)
Política de Educação Museal do Museu da Vila (14/06/2021 - 14/06/2021)
Programa Educativo e Cultural do Plano Museológico do Museu da Vila (21/06/2021 - 21/06/2021)
Programa Educativo e Cultural do Plano Museológico do Museu da Vila (28/06/2021 - 28/06/2021)
Atividades Práticas de Mediação Educativa e Cultural no Museu da Vila (05/07/2021 - 05/07/2021)
Atividades Práticas de Mediação Educativa e Cultural no Museu da Vila (12/07/2021 - 12/07/2021)
Planejamento da Seleção da Amostra (28/08/2021 - 28/08/2021)
Planejamento da Coleta de Dados (04/09/2021 - 04/09/2021)
Treinamento da Coleta de Dados (11/09/2021 - 11/09/2021)
Seleção da Amostra (18/09/2021 - 18/09/2021)
Seleção da Amostra (25/09/2021 - 25/09/2021)
Coleta de Dados (25/09/2021 - 25/09/2021)
Coleta de Dados (02/10/2021 - 02/10/2021)
Coleta de Dados (09/10/2021 - 09/10/2021)
Coleta de Dados (16/10/2021 - 16/10/2021)
Tabulação e Organização dos Resultados (23/10/2021 - 23/10/2021)
Análise Estatística (30/10/2021 - 30/10/2021)
Análise Estatística (06/11/2021 - 06/11/2021)
Interpretação e Discussão dos Resultados Estatísticos (13/11/2021 - 13/11/2021)
Interpretação e Discussão dos Resultados Estatísticos (20/11/2021 - 20/11/2021)
Trabalho 01 (27/11/2021 - 27/11/2021)
Trabalho 02 (04/12/2021 - 04/12/2021)
Trabalho 03 (11/12/2021 - 11/12/2021)
Trabalho 04 (18/12/2021 - 18/12/2021)
Apresentação do Plano de Curso e Cronograma Didático. Diretrizes gerais de funcionamento da disciplina. Discussão de textos relacionados à temática da disciplina à escolha do docente (28/08/2025 - 28/08/2025)
Apresentação do Plano de Curso e Cronograma Didático. Diretrizes gerais de funcionamento da disciplina. Discussão de textos relacionados à temática da disciplina à escolha do docente
   Plano de Curso 
  Texto 1 
  Texto 2 
Discussão Geral Inicial acerca de material didático-pedagógico na área de Botânica (livros, catálogos, calendários, etc.). Paralelamente, discussão para proposição de construção, por parte do aluno, d (02/09/2025 - 02/09/2025)
Discussão Geral Inicial acerca de material didático-pedagógico na área de Botânica (livros, catálogos, calendários, etc.). Paralelamente, discussão para proposição de construção, por parte do aluno, de estratégia didática na área de Botânica (em grupos).
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo - dois grupos por aula). Comentários Gerais. (04/09/2025 - 04/09/2025)
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo - dois grupos por aula). Comentários Gerais.
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo - dois grupos por aula). Comentários Gerais. (09/09/2025 - 09/09/2025)
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo - dois grupos por aula). Comentários Gerais.
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo - dois grupos por aula). Comentários Gerais. (11/09/2025 - 11/09/2025)
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo - dois grupos por aula). Comentários Gerais.
Discussão de textos relacionados à temática da disciplina à escolha do docente (16/09/2025 - 16/09/2025)
Discussão de textos relacionados à temática da disciplina à escolha do docente
Discussão Geral acerca de material didático-pedagógico na área de Botânica (livros, catálogos, calendários, etc.). Paralelamente, continuação da discussão para proposição de construção, por parte do a (18/09/2025 - 18/09/2025)
Discussão Geral acerca de material didático-pedagógico na área de Botânica (livros, catálogos, calendários, etc.). Paralelamente, continuação da discussão para proposição de construção, por parte do aluno, de estratégia didática na área de Botânica (em grupos).
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo - dois grupos por aula). Comentários Gerais. (23/09/2025 - 23/09/2025)
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo - dois grupos por aula). Comentários Gerais.
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo - dois grupos por aula). Comentários Gerais. (25/09/2025 - 25/09/2025)
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo - dois grupos por aula). Comentários Gerais.
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo - dois grupos por aula). Comentários Gerais. (30/09/2025 - 30/09/2025)
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo - dois grupos por aula). Comentários Gerais.
Discussão de textos relacionados à temática da disciplina à escolha do docente (02/10/2025 - 02/10/2025)
Discussão de textos relacionados à temática da disciplina à escolha do docente
Discussão Geral acerca de material didático-pedagógico na área de Botânica (livros, catálogos, calendários, etc.). Paralelamente, conclusão da discussão para proposição de construção, por parte do alu (07/10/2025 - 07/10/2025)
Discussão Geral acerca de material didático-pedagógico na área de Botânica (livros, catálogos, calendários, etc.). Paralelamente, conclusão da discussão para proposição de construção, por parte do aluno, de estratégia didática na área de Botânica (em grupos).
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (dois grupos por aula). (09/10/2025 - 09/10/2025)
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (dois grupos por aula).
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (dois grupos por aula). (14/10/2025 - 14/10/2025)
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (dois grupos por aula).
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (um grupo por aula). Encerramento da disciplina. (16/10/2025 - 16/10/2025)
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (um grupo por aula). Encerramento da disciplina.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET Total
28 02 04 09 11 16
1 2024201**** 2 0 0 0 0 0 2
2 2024201**** 2 0 0 0 0 0 2
3 2024201**** 0 0 0 0 0 0 0
4 2024201**** 0 0 0 0 0 0 0
5 2024201**** 0 0 0 0 0 2 2
6 2024201**** 0 0 0 0 0 0 0
7 2024201**** 0 0 0 0 0 0 0
8 2024201**** 0 2 0 0 0 0 2
9 2024201**** 0 2 0 0 0 2 4
10 2024201**** 0 0 0 0 0 2 2
11 2024201**** 0 0 0 0 0 0 0
12 2024201**** 0 0 0 0 0 0 0
13 2024201**** 0 0 0 0 0 0 0
14 2024201**** 2 2 2 2 2 2 12
15 2024201**** 2 2 0 0 0 0 4
16 2024201**** 2 0 0 0 0 0 2
17 2024201**** 0 1 0 0 0 0 1
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Reflexão sobre desafios e possibilidades da abordagem de Botânica no Ensino. Identificação da inserção da Botânica no Ensino. Elaboração, aplicação, avaliação e reflexão sobre estratégias e recursos conceitualmente corretos e pedagogicamente adequados para abordar os temas específicos da Botânica, tais como: relação plantas-sociedade; diversidade e evolução de grupos de algas e plantas; sistemática filogenética aplicada à classificação das plantas; anatomia vegetal; fisiologia vegetal e/ou biotecnologia. Elaboração de estratégia ou recurso autoral, ao longo da disciplina sobre um tema específico de Botânica, bem como apresentação e possível aplicação dessa estratégia ou recurso (em situação simulada com colegas de turma ou de interação com escolas parceiras).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas teórico-expositivas com o auxílio de recursos audiovisuais; Aulas práticas realizadas em domicílio, conforme conjuntura; Seminários, Atividades tais como debates, resolução de questionários em sala, construção de modelos didáticos, etc.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão realizadas TRÊS Avaliações Parciais (AP’s), em diferentes modelos. Eventualmente poderão ocorrer Grupos de Discussão (GD’s), Seminários, Trabalhos teóricos e práticos e/ou outras atividades avaliativas.
1ª AP = 10,0 pontos;
2ª AP = 10,0 pontos;
3a AP = 10,0 pontos.
Essas APs serão somadas, divididas por três e o resultado duplicado para resultar em duas notas.

Este perfil avaliativo pode ser alterado, ajustando-se à dinâmica da disciplina.
Além destas atividades, a Avaliação do aluno também será baseada em aspectos como participação, frequência, pontualidade, motivação e compromisso.

O Exame Final contemplará todo o conteúdo programático da disciplina. O aluno será aprovado por média ao atingir a nota 7,0, resultante da média das duas AP’s. Abaixo desta nota, fará o Exame Final. Para aprovação após o Exame Final, o aluno deverá alcançar uma nota que somada com a média atingida nas três AP’s deverá resultar na nota 6,0.
Horário de atendimento: Horário da aula ou a combinar com o docente.
Bibliografia: A. LIVROS, ARTIGOS E OUTROS
ALVES, M.H, LEMOS, J.R. Manual prático de Botânica Criptogâmica. São Paulo, Editora Blucher, 2021. 74 p.
BIZERRA, A.F., URSI, S. Introdução aos Estudos da Educação. In: Lopes, S.G.B.C. e Visconti, M.A. (Orgs) Licenciatura em Ciências. UNIVESP. 1ed. São Paulo: EDUSP, 2014.
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria da Educação Básica. 2018. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2000.
FERNANDEZ, C. Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores e ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 17 (2), 500-528. 2015.
LEMOS, J. R. Botânica na escola: enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Curitiba: CRV, 2016. 146p.
LEMOS, J. R.; SILVA, I. I. C. Flores do semiárido: cartilha para ler e colorir. Curitiba: CRV, 2019. 80p.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004. 197 p.
PEREIRA, A. B.; PUTZKE, J. Propostas metodológicas para o ensino de botânica e ecologia. Sagra-Luzzatto, Porto Alegre. 1996.
SAAD, F. D., REIS, D. G.; YAMAMURA, P. Explorando o mundo das ciências através de experimentos simples. Apoio Vitae, São Paulo. 1995.
SANTOS, D. Y. A. C. (revisora). O mundo das plantas. Série saber mais. Editora Ática, São Paulo. 2003.
SANTOS, D. Y. A. C. CECCANTINI, G. Propostas para o ensino de botânica. Manual do curso para atualização de professores dos ensinos fundamental e médio. Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2004.
SANTOS, D. Y. A. C., CHOW, F.; FURLAN, C.M. A botânica no cotidiano. Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2008.

B. PERIÓDICOS
Conforme ocasião.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/08/2025
28/08/2025
Apresentação do Plano de Curso e Cronograma Didático. Diretrizes gerais de funcionamento da disciplina. Discussão de textos relacionados à temática da disciplina à escolha do docente
02/09/2025
02/09/2025
Discussão Geral Inicial acerca de material didático-pedagógico na área de Botânica (livros, catálogos, calendários, etc.). Paralelamente, discussão para proposição de construção, por parte do aluno, d
04/09/2025
04/09/2025
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo - dois grupos por aula). Comentários Gerais.
09/09/2025
09/09/2025
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo - dois grupos por aula). Comentários Gerais.
11/09/2025
11/09/2025
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo - dois grupos por aula). Comentários Gerais.
16/09/2025
16/09/2025
Discussão de textos relacionados à temática da disciplina à escolha do docente
18/09/2025
18/09/2025
Discussão Geral acerca de material didático-pedagógico na área de Botânica (livros, catálogos, calendários, etc.). Paralelamente, continuação da discussão para proposição de construção, por parte do a
23/09/2025
23/09/2025
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo - dois grupos por aula). Comentários Gerais.
25/09/2025
25/09/2025
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo - dois grupos por aula). Comentários Gerais.
30/09/2025
30/09/2025
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo - dois grupos por aula). Comentários Gerais.
02/10/2025
02/10/2025
Discussão de textos relacionados à temática da disciplina à escolha do docente
07/10/2025
07/10/2025
Discussão Geral acerca de material didático-pedagógico na área de Botânica (livros, catálogos, calendários, etc.). Paralelamente, conclusão da discussão para proposição de construção, por parte do alu
09/10/2025
09/10/2025
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (dois grupos por aula).
14/10/2025
14/10/2025
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (dois grupos por aula).
16/10/2025
16/10/2025
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (um grupo por aula). Encerramento da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
30/09/2025 1ª Avaliação
16/10/2025 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Evento gratuito no Campus 27/08/2025
Boas vindas! 26/08/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1399 18/09/2025 10:26