

Neste segundo momento, vamos nos dedicar a compreender as principais abordagens contemporâneas do Ensino Religioso, refletindo sobre seus fundamentos, objetivos e implicações pedagógicas. A diversidade religiosa presente em nossa sociedade exige de nós, educadoras e educadores, um olhar atento às diferentes formas de tratar o fenômeno religioso no espaço escolar.
Vamos começar analisando três grandes modelos que influenciam as práticas atuais:
- Ensino confessional, que parte de uma tradição religiosa específica e busca fortalecer a identidade de fé dos estudantes;
- Ensino não confessional, que adota uma postura laica e informativa, privilegiando o conhecimento sobre as religiões sem promover nenhuma em particular;
- Ensino inter-religioso, que valoriza o diálogo entre tradições e a construção de uma cultura de respeito e convivência plural.
Na sequência, vamos nos aprofundar na fenomenologia da religião, uma abordagem que busca compreender a experiência religiosa a partir da vivência dos sujeitos, valorizando símbolos, rituais e narrativas sagradas. A partir dela, discutiremos também a abordagem interconviccional, que propõe o diálogo entre diferentes convicções (religiosas e não religiosas) com base na escuta mútua, no respeito e na ética do reconhecimento.
Por fim, veremos como áreas do conhecimento como a Antropologia, a Sociologia e a Filosofia da Religião contribuem para ampliar nossa compreensão do fenômeno religioso, fornecendo categorias analíticas e perspectivas críticas que enriquecem o trabalho pedagógico no Ensino Religioso.
Este tópico é fundamental para que possamos pensar um Ensino Religioso comprometido com os princípios do respeito à diversidade, da laicidade do Estado e da formação integral dos estudantes.

Nosso objetivo central é analisar criticamente as principais abordagens contemporâneas do Ensino Religioso, considerando seus fundamentos teóricos, metodológicos e implicações pedagógicas. Para tanto, vamos identificar e diferenciar as principais abordagens do Ensino Religioso – confessional, não confessional e inter-religiosa –, compreendendo suas características, finalidades e implicações no contexto escolar. Aprofundaremos também os princípios da fenomenologia da religião e da abordagem interconviccional, reconhecendo-as como referências teórico-metodológicas relevantes para uma prática pedagógica que valorize a escuta, o respeito e a experiência do sagrado nas múltiplas tradições.
Além disso, serão analisadas as contribuições da Antropologia, da Sociologia e da Filosofia da Religião, cuja abordagem crítica e interdisciplinar amplia a compreensão sobre o fenômeno religioso como expressão cultural e humana. As/Os participantes terão a oportunidade de refletir, ainda, sobre os desafios éticos e pedagógicos que se impõem ao tratar de temas religiosos em um ambiente escolar laico e plural, considerando os direitos humanos, a liberdade de crença e a promoção do respeito à diversidade e compartilhar suas questões, propostas e perspectivas.
Por fim, busca-se desenvolver uma postura crítica, ética e dialógica diante das múltiplas expressões de fé e convicção presentes na sociedade, preparando as/os educadoras/es para mediar processos educativos que contribuam para a convivência pacífica e o reconhecimento da alteridade no espaço escolar

Links de artigos: nesta Unidade vamos nos concentrar em textos teóricos.
Abordagens dos Fenômenos religiosos: cenários e desafios atuais. Disponível em https://periodicos.pucpr.br/pistispraxis/article/view/27877
Ciência da Religião e Ensino Religioso. Efeitos de definições e indefinições na construção dos campos. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/rever/article/view/26184
Ensino Religioso Interconfessional: o que é e qual a importância na formação de valores e da identidade dos estudantes. Disponível em: https://portalconteudoaberto.com.br/educador/ensino-religioso-interconfessional/
Desafios do ensino religioso em um mundo secular. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/fw4YP4J9xMgJmJkg4j474cL/
Antropologia da Religião e questões do campo antropológico em uma licenciatura em CRE: possibilidades. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/8390
Importância das ciências das religiões para o ensino religioso. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/4135
Reflexões Fenomenológicas sobre a Religião: o aspecto relacional da experiência religiosa. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/reveleteo/article/view/64170/44162
Fenomenologia da Religião: teoria e aplicação. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342084355_Fenomenologia_da_Religiao_teoria_e_aplicacao

Você sabia que a filosofia da religião não apenas estuda as crenças religiosas, mas também questiona a natureza da própria religião? A filosofia da religião investiga questões fundamentais como a existência de Deus, a natureza da fé, e a relação entre religião e ética. Um dos debates mais antigos e fascinantes é sobre o problema do mal: se Deus é onipotente e benevolente, por que o mal existe no mundo? E como aparece o inferno? Vamos observar a partir de algumas perspectivas para que possamos ampliar essas concepções com o intuito de embasar um diálogo com todas as outras matrizes religiosas que também partem, em alguma medida, das noções de bem e mal.
Para saber mais, confira os seguintes links:
5 Teodiceias sobre o problema do mal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NVKgSuW4JgE&ab_channel=Teologar
Teologia do Medo: Como a Igreja inventou o Inferno. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W1B9EoYx1uI&ab_channel=MatheusBenites
O Bem e o Mal no Candomblé. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nYo-q5FB7r0
Problema do mal no budismo? Não. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3B4ryLLH-vU
Existe bem e mal para o espiritismo? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-pI4HmLKqEQ

Ao longo desta unidade, exploramos criticamente as principais abordagens contemporâneas do Ensino Religioso, com ênfase na compreensão de seus fundamentos teóricos, metodológicos e implicações no contexto da escola pública. Buscamos, sobretudo, oferecer subsídios para que educadores atuem com responsabilidade, sensibilidade e compromisso ético diante da diversidade religiosa que marca nossa sociedade.
Analisamos as três grandes abordagens que historicamente orientam o Ensino Religioso no Brasil: confessional, não confessional e inter-religiosa. Identificamos que, enquanto a abordagem confessional se vincula a uma tradição de fé específica, a não confessional propõe um ensino desvinculado de qualquer doutrina religiosa, com foco no fenômeno religioso como expressão cultural. Já a abordagem inter-religiosa valoriza o diálogo entre as tradições, promovendo o respeito mútuo e a escuta das diversas experiências do sagrado.
Destacamos a relevância da fenomenologia da religião como referencial teórico-metodológico que permite uma abordagem compreensiva e respeitosa das experiências religiosas, sem julgamento ou proselitismo. A abordagem interconviccional, por sua vez, amplia esse horizonte ao incluir não apenas tradições religiosas, mas também diferentes convicções de sentido de vida, contribuindo para uma prática pedagógica verdadeiramente inclusiva e dialógica.
Abordamos ainda as contribuições da Antropologia, da Sociologia e da Filosofia da Religião, cujas perspectivas críticas e interdisciplinares enriquecem a compreensão do fenômeno religioso como dimensão constitutiva da cultura humana. Esses campos do saber nos ajudam a superar estereótipos e preconceitos, oferecendo ferramentas para a análise ética, histórica e social das religiões.
Por fim, refletimos sobre os desafios éticos e pedagógicos de ensinar religião em um ambiente escolar laico e plural. Discutimos a importância da promoção dos direitos humanos, da liberdade de crença e do respeito à diversidade, como fundamentos de uma educação que valorize a convivência pacífica, a mediação de conflitos e o reconhecimento da alteridade.
Encerramos esta unidade reafirmando que o Ensino Religioso, quando orientado por princípios críticos, éticos e inclusivos, pode se tornar um espaço formativo privilegiado para a construção de uma cultura de paz, de respeito mútuo e de valorização da dignidade humana.
FÓRUM II
Período de Habilitação:
13/09/2025 às 00:00
a
20/09/2025 às 23:59
Inicia em 13/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 20/09/2025 às 23h 59