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CFL/CEAD038 - NOVAS PERSPECTIVAS DO ENSINO RELIGIOSO - Turma: 8A (2025.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (06/09/2025 - 30/09/2025)

CARAS/OS DISCENTES

Sejam muito bem-vindas e bem-vindos!

É com grande alegria que damos início ao nosso trabalho na disciplina Novas perspectivas do ensino religioso. Ela foi cuidadosamente pensada para acolher educadoras e educadores comprometidas/os com uma formação ética, crítica e sensível às múltiplas expressões de sentido que atravessam as experiências humanas.

Vivemos em uma sociedade plural, e o Ensino Religioso, como componente curricular, tem um papel fundamental na promoção do diálogo, do respeito e da valorização da diversidade cultural e religiosa. Nesta disciplina, a proposta é que possamos aprofundar reflexões, revisitar práticas e ampliar horizontes teóricos e metodológicos que contribuam para uma atuação mais consciente e transformadora nas escolas.

Convidamos você a mergulhar conosco nesta jornada de descobertas, trocas e aprendizagens. Mais do que uma disciplina, queremos construir um espaço de encontro, escuta e construção coletiva do saber.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Que esta caminhada seja fértil e inspiradora. Contamos com sua presença ativa, seu olhar atento e sua experiência para fazermos deste percurso uma vivência significativa.

Vamos juntas e juntos?

CONHEÇA O PROFESSOR

Minicurrículo:

Professor Titular do Departamento de Filosofia, professor permanente do Mestrado Profissional em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí. Concluiu o Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo em 2003. Atua na área de filosofia com projeto de pesquisa em Ética, Estética e Filosofia Social. Dedica-se à investigação temática da confluência entre Ética e Estética, com ênfase nas interfaces entre a Filosofia e a Literatura.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5862908010726439

   Plano de curso - Novas perspectivas do ensino religioso.docx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (06/09/2025 - 30/09/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso às gravações das aulas síncronas.

    LIVE I (Site) 
UNIDADE I (06/09/2025 - 30/09/2025)

Nessa primeira Unidade, propomos um olhar nos fundamentos históricos, legais e políticos que sustentam o Ensino Religioso como componente curricular da Educação Básica no Brasil. Este percurso nos permitirá compreender os marcos normativos que legitimam e orientam a prática pedagógica nesse campo, bem como suas transformações ao longo do tempo.

Iniciaremos com uma leitura atenta de excertos da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), compreendendo como esses documentos estruturam os princípios do Ensino Religioso no país. A análise desses textos será fundamental para entendermos os limites e as possibilidades da atuação docente nesse componente, especialmente no que se refere ao respeito à diversidade cultural e religiosa.

Abordaremos também o Acordo Brasil–Santa Sé (Decreto nº 7.107/2010) e seus desdobramentos na educação pública, discutindo seus impactos nas políticas educacionais e nos debates sobre laicidade, liberdade religiosa e confessionalidade.

Outro ponto essencial será a reflexão sobre o papel do Estado e da escola na regulação do Ensino Religioso, considerando o desafio de garantir uma abordagem não proselitista, voltada ao conhecimento, ao diálogo e à valorização da diversidade.

Daremos atenção especial à forma como a BNCC estrutura o Ensino Religioso na Educação Básica, com foco nos anos finais do Ensino Fundamental, analisando seus objetivos, competências e campos de conhecimento. Essa análise servirá de base para pensarmos práticas pedagógicas coerentes com os princípios de uma educação integral, inclusiva e crítica.

Por fim, exploraremos as relações entre o Ensino Religioso e os temas contemporâneos e transversais, como direitos humanos, ética, cidadania, diversidade, sustentabilidade e culturas juvenis. Esses temas nos ajudarão a compreender como o Ensino Religioso pode contribuir para a formação de sujeitos conscientes, solidários e capazes de dialogar com as complexidades do mundo atual.

Ao longo deste módulo, esperamos oferecer novas perspectivas acerca da reflexão sobre as religião e as religiosidades em um contexto “chão de escola” visando construir uma base mais sólida que sustentará toda a caminhada formativa, sempre à luz do compromisso com uma educação democrática, plural e humanizadora.

Nessa Unidade, vamos entender melhor por que o Ensino Religioso existe na escola, qual é a sua base legal e como ele deve ser trabalhado de forma respeitosa, ética e inclusiva. Nossos objetivos são:

  • Conhecer as leis e diretrizes que orientam o Ensino Religioso nas escolas públicas, como a Constituição, a LDB, as Diretrizes Curriculares e a BNCC.
  • Entender o que é o Acordo entre o Brasil e o Vaticano, e como ele influencia as discussões sobre religião e escola no nosso país.
  • Refletir sobre o papel do Estado, da escola e dos professores no ensino de temas religiosos, respeitando a diversidade e o direito de todos.
  • Estudar como o Ensino Religioso aparece na BNCC, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental, e o que ele propõe para o trabalho em sala de aula.
  • Ligar o Ensino Religioso a assuntos do dia a dia, como cidadania, diversidade, meio ambiente, ética e direitos humanos.
  • Dar base teórica e prática para os professores, ajudando na construção de aulas que promovam o diálogo, o respeito e o conhecimento sobre diferentes visões de mundo.

O ensino religioso nas escolas públicas ameaça a liberdade religiosa e a laicidade do Estadohttps://www.youtube.com/watch?v=FO5J-QzVkGY&ab_channel=TVF%C3%B3rum

Selecionei esses três vídeos do mesmo canal (há outros no canal que complementam esses. São bem pontuais e objetivos):

Qual o limite da atuação de um Professor de Ensino Religioso? https://www.youtube.com/watch?v=xGBo8Unbdbc&ab_channel=Prof.Me.Dion%C3%ADsioHatzenbergerProf.Dion%C3%ADsio

Objetivos e Competências do Ensino Religioso (BNCC):

https://www.youtube.com/watch?v=e2qI9FuL9oU&ab_channel=Prof.Me.Dion%C3%ADsioHatzenbergerProf.Dion%C3%ADsio

Principais Conceitos empregados no Ensino Religioso (segundo a BNCC):

https://www.youtube.com/watch?v=LypDPjGLi70&ab_channel=Prof.Me.Dion%C3%ADsioHatzenbergerProf.Dion%C3%ADsio

O que é fé?

No primeiro vídeo, o professor Osvaldo, um exegeta de grande competência que está se dedicando à tradução dos textos bíblicos diretamente do hebraico, discute o significado da fé. Vale a pena conhecer o trabalho dele. É teólogo (ex-batista) e tem uma visão bem crítica da religião. No segundo vídeo, ele participa de uma conversa na qual discute, com sólido embasamento, o poder que as religiões exercem sobre as pessoas. Não são vídeos acessíveis para crianças e adolescentes, mas muito bons para nós que nos dedicamos a essas questões.

https://www.youtube.com/watch?v=-ull1H_QUGE&ab_channel=ATENDADONECROMANTE%3AOsvaldoLuizRibeiro

O poder das religiões: https://www.youtube.com/watch?v=Tpra5dWoVMU&ab_channel=TiagoGarcia

História das religiões (uma série de documentários que valem a pena! Mas são vários, então fica como sugestão para vocês os utilizarem de acordo com as necessidades): https://www.youtube.com/playlist?list=PLYNoEeSyRXA9z3bBM1bAkF1qtRb1ivBME

Explicando todas as religiões (trata apenas das maiores, mas ajudar a compreender, em linhas bem gerais, cada uma delas. Acessível para adolescentes) https://www.youtube.com/watch?v=3wij_JBSlDs&t=326s&ab_channel=NovosCl%C3%A1ssicos

Explicando todas as denominações cristãs (como todos os vídeos, tem seus limites, mas apresenta o geral sobre cada uma. Ajuda a compreender algumas sutilezas teológicas): https://www.youtube.com/watch?v=tdccgNPjXVg&ab_channel=NovosCl%C3%A1ssicos

Pessoal, esse vídeo sobre 5 Curiosidades sobre a Psicologia da Religião traz reflexões muito pertinentes para quem está se aprofundando no Ensino Religioso. Ele nos convida a pensar como as crenças religiosas influenciam o comportamento humano, os sentimentos e até as decisões do dia a dia. A Psicologia da Religião, como é apresentada aqui, não busca invalidar a fé, mas sim compreendê-la como uma dimensão importante da experiência humana. Para nós, educadoras/es, esse olhar é fundamental: entender que a vivência religiosa das/dos estudantes está atravessada por aspectos emocionais, sociais e culturais. Vale a pena assistir com olhar crítico e aberto, pensando em como esses elementos podem enriquecer nossas práticas pedagógicas. Está disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=Vt2DfGPzuFQ&ab_channel=Prof.DanielGontijo

Nesta unidade, busca-se proporcionar ao estudante uma compreensão aprofundada dos principais documentos legais que fundamentam o Ensino Religioso na Educação Básica brasileira. Espera-se que o cursista desenvolva a capacidade de analisar criticamente a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), compreendendo de que forma esses instrumentos orientam a presença e a abordagem do Ensino Religioso nas escolas públicas.

Outro objetivo central é promover a reflexão sobre o Acordo Brasil–Santa Sé (Decreto 7.107/2010) e seus desdobramentos jurídicos, políticos e pedagógicos, ampliando o entendimento sobre os desafios que ele impõe ao princípio da laicidade do Estado e às práticas escolares. A unidade também visa discutir o papel do Estado e da escola na regulação do Ensino Religioso, destacando a importância de respeitar a pluralidade de crenças e convicções presentes na sociedade.

Além disso, pretende-se que as/os participantes identifiquem o lugar do Ensino Religioso na BNCC, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental e reconheçam como esse componente curricular pode dialogar com temas contemporâneos e transversais, como ética, diversidade, cidadania e direitos humanos. Ao final da unidade, espera-se que a/o cursista seja capaz de elaborar posicionamentos fundamentados e propor encaminhamentos pedagógicos coerentes com os marcos legais e com os princípios de uma educação comprometida com a democracia e o respeito à diversidade.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 06/09/2025 às 00:00 a 12/09/2025 às 23:59
    
Inicia em 06/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 12/09/2025 às 23h 59
UNIDADE II (06/09/2025 - 30/09/2025)

 

Neste segundo momento, vamos nos dedicar a compreender as principais abordagens contemporâneas do Ensino Religioso, refletindo sobre seus fundamentos, objetivos e implicações pedagógicas. A diversidade religiosa presente em nossa sociedade exige de nós, educadoras e educadores, um olhar atento às diferentes formas de tratar o fenômeno religioso no espaço escolar.

Vamos começar analisando três grandes modelos que influenciam as práticas atuais:

  • Ensino confessional, que parte de uma tradição religiosa específica e busca fortalecer a identidade de fé dos estudantes;
  • Ensino não confessional, que adota uma postura laica e informativa, privilegiando o conhecimento sobre as religiões sem promover nenhuma em particular;
  • Ensino inter-religioso, que valoriza o diálogo entre tradições e a construção de uma cultura de respeito e convivência plural.

Na sequência, vamos nos aprofundar na fenomenologia da religião, uma abordagem que busca compreender a experiência religiosa a partir da vivência dos sujeitos, valorizando símbolos, rituais e narrativas sagradas. A partir dela, discutiremos também a abordagem interconviccional, que propõe o diálogo entre diferentes convicções (religiosas e não religiosas) com base na escuta mútua, no respeito e na ética do reconhecimento.

Por fim, veremos como áreas do conhecimento como a Antropologia, a Sociologia e a Filosofia da Religião contribuem para ampliar nossa compreensão do fenômeno religioso, fornecendo categorias analíticas e perspectivas críticas que enriquecem o trabalho pedagógico no Ensino Religioso.

Este tópico é fundamental para que possamos pensar um Ensino Religioso comprometido com os princípios do respeito à diversidade, da laicidade do Estado e da formação integral dos estudantes.

Nosso objetivo central é analisar criticamente as principais abordagens contemporâneas do Ensino Religioso, considerando seus fundamentos teóricos, metodológicos e implicações pedagógicas. Para tanto, vamos identificar e diferenciar as principais abordagens do Ensino Religioso – confessional, não confessional e inter-religiosa –, compreendendo suas características, finalidades e implicações no contexto escolar. Aprofundaremos também os princípios da fenomenologia da religião e da abordagem interconviccional, reconhecendo-as como referências teórico-metodológicas relevantes para uma prática pedagógica que valorize a escuta, o respeito e a experiência do sagrado nas múltiplas tradições.

Além disso, serão analisadas as contribuições da Antropologia, da Sociologia e da Filosofia da Religião, cuja abordagem crítica e interdisciplinar amplia a compreensão sobre o fenômeno religioso como expressão cultural e humana. As/Os participantes terão a oportunidade de refletir, ainda, sobre os desafios éticos e pedagógicos que se impõem ao tratar de temas religiosos em um ambiente escolar laico e plural, considerando os direitos humanos, a liberdade de crença e a promoção do respeito à diversidade e compartilhar suas questões, propostas e perspectivas.

Por fim, busca-se desenvolver uma postura crítica, ética e dialógica diante das múltiplas expressões de fé e convicção presentes na sociedade, preparando as/os educadoras/es para mediar processos educativos que contribuam para a convivência pacífica e o reconhecimento da alteridade no espaço escolar

Links de artigos: nesta Unidade vamos nos concentrar em textos teóricos.

 

Abordagens dos Fenômenos religiosos: cenários e desafios atuais. Disponível em https://periodicos.pucpr.br/pistispraxis/article/view/27877

Ciência da Religião e Ensino Religioso. Efeitos de definições e indefinições na construção dos campos. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/rever/article/view/26184

Ensino Religioso Interconfessional: o que é e qual a importância na formação de valores e da identidade dos estudantes. Disponível em: https://portalconteudoaberto.com.br/educador/ensino-religioso-interconfessional/

Desafios do ensino religioso em um mundo secular. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/fw4YP4J9xMgJmJkg4j474cL/

Antropologia da Religião e questões do campo antropológico em uma licenciatura em CRE: possibilidades. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/8390

Importância das ciências das religiões para o ensino religioso. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/4135

Reflexões Fenomenológicas sobre a Religião: o aspecto relacional da experiência religiosa.  Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/reveleteo/article/view/64170/44162

Fenomenologia da Religião: teoria e aplicação. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342084355_Fenomenologia_da_Religiao_teoria_e_aplicacao

Você sabia que a filosofia da religião não apenas estuda as crenças religiosas, mas também questiona a natureza da própria religião? A filosofia da religião investiga questões fundamentais como a existência de Deus, a natureza da fé, e a relação entre religião e ética. Um dos debates mais antigos e fascinantes é sobre o problema do mal: se Deus é onipotente e benevolente, por que o mal existe no mundo?  E como aparece o inferno? Vamos observar a partir de algumas perspectivas para que possamos ampliar essas concepções com o intuito de embasar um diálogo com todas as outras matrizes religiosas que também partem, em alguma medida, das noções de bem e mal.

Para saber mais, confira os seguintes links:

5 Teodiceias sobre o problema do mal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NVKgSuW4JgE&ab_channel=Teologar

Teologia do Medo: Como a Igreja inventou o Inferno. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W1B9EoYx1uI&ab_channel=MatheusBenites

O Bem e o Mal no Candomblé. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nYo-q5FB7r0

Problema do mal no budismo? Não. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3B4ryLLH-vU

Existe bem e mal para o espiritismo? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-pI4HmLKqEQ

Ao longo desta unidade, exploramos criticamente as principais abordagens contemporâneas do Ensino Religioso, com ênfase na compreensão de seus fundamentos teóricos, metodológicos e implicações no contexto da escola pública. Buscamos, sobretudo, oferecer subsídios para que educadores atuem com responsabilidade, sensibilidade e compromisso ético diante da diversidade religiosa que marca nossa sociedade.

Analisamos as três grandes abordagens que historicamente orientam o Ensino Religioso no Brasil: confessional, não confessional e inter-religiosa. Identificamos que, enquanto a abordagem confessional se vincula a uma tradição de fé específica, a não confessional propõe um ensino desvinculado de qualquer doutrina religiosa, com foco no fenômeno religioso como expressão cultural. Já a abordagem inter-religiosa valoriza o diálogo entre as tradições, promovendo o respeito mútuo e a escuta das diversas experiências do sagrado.

Destacamos a relevância da fenomenologia da religião como referencial teórico-metodológico que permite uma abordagem compreensiva e respeitosa das experiências religiosas, sem julgamento ou proselitismo. A abordagem interconviccional, por sua vez, amplia esse horizonte ao incluir não apenas tradições religiosas, mas também diferentes convicções de sentido de vida, contribuindo para uma prática pedagógica verdadeiramente inclusiva e dialógica.

Abordamos ainda as contribuições da Antropologia, da Sociologia e da Filosofia da Religião, cujas perspectivas críticas e interdisciplinares enriquecem a compreensão do fenômeno religioso como dimensão constitutiva da cultura humana. Esses campos do saber nos ajudam a superar estereótipos e preconceitos, oferecendo ferramentas para a análise ética, histórica e social das religiões.

Por fim, refletimos sobre os desafios éticos e pedagógicos de ensinar religião em um ambiente escolar laico e plural. Discutimos a importância da promoção dos direitos humanos, da liberdade de crença e do respeito à diversidade, como fundamentos de uma educação que valorize a convivência pacífica, a mediação de conflitos e o reconhecimento da alteridade.

Encerramos esta unidade reafirmando que o Ensino Religioso, quando orientado por princípios críticos, éticos e inclusivos, pode se tornar um espaço formativo privilegiado para a construção de uma cultura de paz, de respeito mútuo e de valorização da dignidade humana.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 13/09/2025 às 00:00 a 20/09/2025 às 23:59
    
Inicia em 13/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 20/09/2025 às 23h 59
UNIDADE III (06/09/2025 - 30/09/2025)

Nesta unidade, abordaremos questões fundamentais para a atuação docente no Ensino Religioso, com ênfase na relação entre Estado laico, diversidade religiosa e promoção dos direitos humanos no ambiente escolar. O ponto de partida é a compreensão do princípio da laicidade do Estado como garantia da liberdade de crença e de não crença, assegurando que a escola pública seja um espaço de convivência plural, sem imposições religiosas ou exclusões por convicção.

Refletiremos sobre os desafios impostos pela intolerância religiosa e suas manifestações, muitas vezes naturalizadas no cotidiano escolar, que vão desde estigmatizações sutis até formas explícitas de discriminação e violência simbólica. Analisaremos como essas práticas violam direitos fundamentais e comprometem o processo educativo.

Nesse sentido, discutiremos o papel da escola e das/dos educadores na construção de uma cultura de paz, por meio de práticas pedagógicas baseadas em direitos humanos, que promovam o respeito à diversidade religiosa, a equidade e a justiça social. Serão apresentadas algumas estratégias para mediar conflitos, valorizar a alteridade e garantir que o Ensino Religioso contribua para o desenvolvimento de uma postura ética, democrática e inclusiva por parte das/dos estudantes.

Esta unidade propõe, portanto, uma reflexão crítica e comprometida com a dignidade humana, capacitando as/os educadores a enfrentarem situações de preconceito e a atuarem como agentes de transformação social, a partir de uma perspectiva pedagógica coerente com os princípios de uma educação laica, plural e voltada para os direitos de todas/os.

 

Esta unidade tem como objetivo central promover uma compreensão crítica sobre os princípios que regem a laicidade do Estado brasileiro e sua relação direta com o Ensino Religioso na escola pública. Busca-se analisar a importância da liberdade religiosa e de consciência como direitos fundamentais e refletir sobre como a educação pode contribuir para a construção de uma cultura de respeito à diversidade.

Pretende-se, ainda, identificar e problematizar as diversas formas de intolerância religiosa presentes no cotidiano escolar, compreendendo suas causas, manifestações e impactos sobre estudantes e comunidades de fé historicamente marginalizadas. Ao fazer isso, estimula-se o reconhecimento da escola como um espaço estratégico de combate à discriminação e de promoção da equidade.

Outro objetivo essencial é apresentar e discutir práticas pedagógicas baseadas em direitos humanos, capazes de fortalecer a convivência democrática e o reconhecimento da alteridade. A unidade busca oferecer às/aos educadoras/es ferramentas teóricas e metodológicas para que possam atuar com responsabilidade ética e sensibilidade diante da pluralidade de crenças e convicções que atravessam o ambiente escolar.

Em síntese, esta unidade visa fomentar nosso compromisso com uma educação laica, plural e inclusiva, tornando-nos capazes de mediar conflitos, enfrentar o preconceito e promover a dignidade humana em todas as suas expressões.

Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/fTJvKs8KSpZqZNvMkwTywyx/

As encruzilhadas da laicidade na América Latina. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rs/a/M449ym3XdD6KqWbkjpB77JJ/

Intolerância religiosa, racismo epistêmico e as marcas da opressão cultural, intelectual e social. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/7nwNP6t5HpR4YhyWL64hbFp/?format=pdf&lang=pt

Preconceito, estigma e intolerância religiosa: a prática da intolerância em sociedades plurais e em Estados multiculturais. Disponível em: https://ceaf.mpba.mp.br/wp-content/uploads/2022/10/PRECONCEITO-ESTIGMA-E-INTOLERANCIA.pdf

Pluralismo religioso e direitos humanos: aspectos gerais acerca da intolerância religiosa no Brasil. Disponível em:  https://www.mppi.mp.br/internet/wp-content/uploads/2024/06/Pluralismo-religioso-e-direitos-humanos-aspectos-gerais-acerca-da-intolerancia-religiosa-no-Brasil.pdf

A relação da intolerância religiosa com os direitos humanos. Disponível em: https://mpce.mp.br/wp-content/uploads/2022/08/Intolera%CC%82ncia-Religiosa-e-Direitos-Humanos.pdf

Diversidade religiosa e direitos humanos: conhecer, respeitar e conviver. Disponível em: https://www3.faac.unesp.br/ridh/index.php/ridh/article/viewFile/268/129

Você sabia que a laicidade do Estado é um princípio fundamental para garantir a liberdade religiosa e a convivência pacífica em uma sociedade plural? A laicidade assegura que o Estado não favoreça nenhuma religião em detrimento de outras, promovendo a igualdade e o respeito às diversas crenças e convicções. No entanto, a intolerância religiosa ainda é um desafio presente nas escolas, onde práticas discriminatórias podem ocorrer de forma sutil ou explícita. Isso nos leva a questionar: como o Ensino Religioso pode contribuir para a promoção da laicidade e o combate à intolerância religiosa nas escolas públicas? Reflita sobre as práticas pedagógicas que podem ser implementadas para garantir que o Ensino Religioso respeite a diversidade e os direitos humanos, promovendo um ambiente inclusivo e democrático.

Indicação de Vídeo

Para aprofundar seu entendimento sobre a importância da laicidade e dos direitos humanos, recomendo assistir ao vídeo Introdução aos DIREITOS HUMANOS - Resumo para Iniciantes/Conceito, Exemplos e Características. Este vídeo oferece uma visão geral sobre os direitos humanos, destacando a importância da laicidade e da liberdade religiosa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=91XMLlW6C_E&ab_channel=MeJulga-C%C3%ADntiaBrunelli

Encerramos esta unidade com a compreensão de que a escola pública, como espaço democrático e formativo, deve ser um território de afirmação da laicidade do Estado, do respeito à diversidade religiosa e da promoção efetiva dos direitos humanos. Discutimos que o Ensino Religioso, quando orientado por esses princípios, ultrapassa a simples transmissão de conhecimentos sobre religiões, assumindo um papel ativo na formação ética, cidadã e crítica dos estudantes.

Aprofundamos a noção de laicidade como uma garantia da liberdade de consciência, assegurando a convivência entre diferentes crenças – religiosas ou não – sem que haja favorecimentos ou exclusões. Compreendemos que esse princípio não nega a presença do religioso na escola, mas exige que ele seja abordado de forma plural, inclusiva e não proselitista.

Também analisamos os impactos da intolerância religiosa, refletindo sobre como práticas discriminatórias ainda ocorrem nos ambientes escolares e violam os direitos fundamentais dos sujeitos. Reafirmamos, nesse contexto, a importância do papel da/do educadora/educador na identificação dessas situações e na promoção de atitudes e práticas que valorizem a alteridade e a convivência respeitosa.

Por fim, exploramos os fundamentos e as possibilidades de uma abordagem pedagógica comprometida com os direitos humanos, reconhecendo que educar para a diversidade religiosa é também educar para a paz, para a justiça e para a dignidade. Convidamos as/os educadoras/es a assumirem um compromisso ético com uma educação transformadora, que acolha as diferenças, combata o preconceito e contribua para a construção de uma sociedade mais plural e democrática

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 21/09/2025 às 00:00 a 30/09/2025 às 23:59
    
Inicia em 21/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 30/09/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (06/09/2025 - 30/09/2025)
SEGUNDA CHAMADA (06/09/2025 - 30/09/2025)
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