Metodologia: |
O Estágio Supervisionado faz-se necessário ao curso, pois contribui para a formação de futuros professores de Matemática, oferecendo aos discentes abordagens e discussões sobre Educação Matemática, bem como técnicas de ensino aplicáveis em sala de aula. Favorece a integração entre a teoria e a prática formando no aluno uma consciência crítico-social contribuindo assim para os objetivos do curso. É fundamental na construção da identidade profissional do futuro docente, pois o mesmo permite que os acadêmicos reflitam sobre sua prática e, ainda, propicia a aproximação da realidade na qual irão atuar. Com o Estágio Supervisionado objetiva-se promover a preparação de professores da educação básica, possibilitando-lhes formação teórico-prática centrada na competência técnica, científica e política, instrumentalizando-os de competências e habilidades para continuar tematizando e reorganizando permanentemente sua atividade pedagógica.
Aulas expositivas e dialogadas, com apoio de tecnologias educacionais; Estudos individuais e em grupo; Pesquisas bibliográficas e de internet; Leitura, análise e discussão de textos relevantes a formação do educador; Vivencias em espaços formais de ensino-aprendizagem; Oficinas para construção de matérias didáticos |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Para o processo de avaliação serão consideradas as atividades: trabalhos individuais e em grupo, com apresentação por escrito e oral, tendo como base os critérios: participação, freqüência, pontualidade, fundamentação teórica, capacidade de problematizar situações em torno dos assuntos apresentados. |