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FRANCISCO SOLANO FEITOSA JUNIOR

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIA/CCA

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francisco solano feitosa junior

CVE - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIA/CCA

CLI/CEAD237 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS - Turma: 6A (2025.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do programa, metodologia, avaliações, regras e procedimentos da disciplina (23/03/2017 - 23/03/2017)
Plano da disciplina
   Cronograma das aulas 
Atividade avaliativa (24/03/2017 - 24/03/2017)
Identidade e diversidade cultural
  Textos referentes à primeira atividade 
Textos: José Almino Alencar. Mesmices e novidades: identidades, diversidades. Sérgio Mamberti. Políticas públicas: cultura e diversidade
Nação e identidade nacional (30/03/2017 - 30/03/2017)
Discussão do texto A Nação como Semióforo
  A nação como semióforo 
Marilena Chauí
Atividade avaliativa (31/03/2017 - 31/03/2017)
Estudo dirigido
A formação dos discursos sobre cultura e identidade nacional (06/04/2017 - 07/04/2017)
Discussão do texto Raza, cultura y identidad: marcas del origen en el discurso socio-antropológico brasileño.
  Raza, cultura e identidad 
Antonio Motta
Atividade avaliativa (13/04/2017 - 13/04/2017)
Exibição de documentário: O povo brasilleiro
Atividade avaliativa (20/04/2017 - 20/04/2017)
Exibição do filme Macunaíma
Identidade, diferença e relações de alteridade (27/04/2017 - 27/04/2017)
Texto A produção social da identidade e da diferença
Atividade avaliativa (28/04/2017 - 28/04/2017)
Estudo dirigido
atividade avaliativa (04/05/2017 - 04/05/2017)

oficina sobre o conceito de etnicidade a partir da utilização de vídeos e textos

Etncidade como produto turístico (05/05/2017 - 05/05/2017)
Discussão do texto de Poliana Fabíula Cardozo
atividade avaliativa (11/05/2017 - 11/05/2017)
Estudo dirigido e grupos de discussão
Identidade e construção de tradições culturais (12/05/2017 - 12/05/2017)
Texto de Adiles Savoldi
Atividade Avaliativa (18/05/2017 - 18/05/2017)
Estudo dirigido e grupos de discussão
Reconstrução de identidade e turismo étnico (19/05/2017 - 19/05/2017)
Texto de Rodrigo de Azeredo Grunewald
  Turismo e resgate da cultura Pataxó 
Rodrigo de Azeredo Grunewald
Atividade avaliativa (25/05/2017 - 25/05/2017)
Estudo dirigido e grupos de discussão
Atividade avaliativa (25/05/2017 - 25/05/2017)
Estudo dirigido e grupos de discussão
Atividade avaliativa (26/05/2017 - 26/05/2017)
Oficina sobre a situação dos povos indígenas no Brasil e no Piauí
Produto turístico étnico (26/05/2017 - 26/05/2017)
Etnicidade e turismo
Ecoturismo e turismo étnico (01/06/2017 - 01/06/2017)
Texto de Ivani Ferreira de Faria
Atividade avaliativa (02/06/2017 - 02/06/2017)
grupos de discussão
Turismo religioso e construções identitárias (08/06/2017 - 08/06/2017)
Texto de Carlos Alberto Steil
Atividade Avaliativa (09/06/2017 - 09/06/2017)
Estudo dirigido e grupos de discussão
Atividade para composição da 2ª nota (16/06/2017 - 16/06/2017)

Os índios Pataxó e o turismo na região de Porto Seguro

    
Inicia em 14/06/2017 às 16h 0 e finaliza em 21/06/2017 às 23h 59
Apresentação de seminário (16/06/2017 - 22/06/2017)
Gringo na laje
Aprsentação de seminários (23/06/2017 - 30/06/2017)
Trabalho de campo
Turismo religioso (29/06/2017 - 29/06/2017)
Aula Extra.
Atividades avaliativas em sala de aula (06/07/2017 - 06/07/2017)
  Turismo e Etnicidade 
Fazer uma resenha do texto
Atividades avaliativas em sala de aula (06/07/2017 - 06/07/2017)

Aula Extra.

Visita técnica (07/07/2017 - 07/07/2017)
Visita técnica (07/07/2017 - 07/07/2017)
Visita a Praia da Pedra do Sal
4ª avaliação (13/07/2017 - 13/07/2017)
Apresentação do plano de curso/objetivo de estágio (06/03/2018 - 06/03/2018)
Compartilhamento de experiência acerca do estágio básico II (13/03/2018 - 13/03/2018)
Conversa sobre o estágio e direcionamentos importantes para a execução dos trabalhos no campo de estágio (20/03/2018 - 20/03/2018)
Método de entrevista (27/03/2018 - 27/03/2018)
Método de observação (03/04/2018 - 03/04/2018)
Apresentação da escola de estágio (10/04/2018 - 10/04/2018)
Entrevista com a coordenadora (17/04/2018 - 17/04/2018)
Entrevista com a psicopedagoga (24/04/2018 - 24/04/2018)
Feriado (01/05/2018 - 01/05/2018)
Suervisão (08/05/2018 - 08/05/2018)
Observação em sala (15/05/2018 - 15/05/2018)
Supervisão (22/05/2018 - 22/05/2018)
Organização da intervenção (29/05/2018 - 29/05/2018)
Intervenção na escola de estágio (05/06/2018 - 05/06/2018)
Finalização do estágio na escola (12/06/2018 - 12/06/2018)
Amostra de práticas (19/06/2018 - 19/06/2018)
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (19/11/2025 - 18/12/2025)

Diferentes práticas educacionais de surdos.

Disponível em: https://academiadelibras.com/blog/historia-dos-surdos/

Caros estudantes,

Sejam bem-vindos à disciplina “História da Educação de Surdos”. Nosso ponto de partida será o ensino de língua de sinais para as pessoas surdas, embora o Brasil tenha avançado em políticas e legislações educacionais reconhecendo a Libras como meio legal de comunicação e expressão da Comunidade Surda, e a Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015, bem como a atualização da modalidade de educação bilingue para surdos com a lei nº 14.191/2021 — a realidade da educação de pessoas surdas ainda apresenta muitos desafios.

Ao longo de nossos encontros, refletiremos sobre como os diferentes acontecimentos e legislação se conectam com a história educacional e a prática pedagógica. Discutiremos ainda como podemos analisar os diferentes acontecimentos históricos pedagógicos, direitos linguísticos da Comunidade Surda e a importância de construir ambientes educacionais acessíveis.

Nosso principal objetivo é que cada aluno se torne profissionais capazes de compreender os fatores históricos, sociais, políticos e pedagógicas da educação de surdos, atuando de maneira crítica, social, ética e responsável, contribuindo para um processo educativo que aprecie a diversidade e respeite a Cultura e o Povo Surdo.

Para que cada discente obtenha o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora Ádila Silva Araújo Marques

CONHEÇA A PROFESSORA:

Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2018), especialista em Educação Especial pela UVA, bacharel em Letras Libras (UFSC, 2012) e em licenciatura em Biologia (UVA, 2007). Possui proficiência no uso, ensino e tradução/interpretação da Libras (Prolibras). Atua como professora da área de Estudos Surdos, Tradução, Escrita de Sinais e Libras na Universidade Federal do Piauí, com experiência em ensino, tradução e interpretação.

 

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/9470046179425907

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (19/11/2025 - 18/12/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

    LIVE I (Site) 
    LIVE II (Site) 
UNIDADE I (19/11/2025 - 18/12/2025)

 

UNIDADE I

  1. Fundamentos teóricos e metodológicos e a importância na formação do educador.

        2.    Principais teorias e práticas educacionais:

    1. a.                   Visão histórica dos elementos significativos
    2. b.                  Contexto social, político, econômico e cultural;
    3. c.                   História da educação de surdos.
    4. d.                  Impacto do Congresso de Milão na educação de surdos;

 

 

  • Conhecer os diferentes momentos vivenciados no processo Histórico de Educação dos

Surdos no Brasil;

  • Identificar a legislação vigente que assegura e discuti a educação da Comunidade Surda em diferentes espaços;
  • Desenvolver análise crítica sobre as diferentes ações e políticas educacionais vivenciada pela Comunidade Surda no âmbito educacional no Brasil;
  • Discutir sobre os diferentes momentos e experiências vivenciadas pela Comunidade Surda na área educacional.

 

A educação de surdos há anos vivencia diferentes modelos/práticas educacionais, por muitos anos a Comunidade Surda não era vista como produtiva, específica e capaz. Visto que muitas práticas visavam tornar as pessoas surdas usuárias e falantes da Língua Portuguesa. Foi a partir da luta da Comunidade Surda, a criação e atuação da Federação Nacional dos Surdos (Feneis), que algumas conquistas são ponto de partida de melhorias e mudanças educacionais, visto que o direito a educação é assegurado por lei , mas para o atendimento as especificidades, estas precisaram ser conquistadas são exemplos a Lei de Libras, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais, a Lei de Inclusão e a modalidade Bilingue da Educação de Surdos, que atualiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Ao longo da disciplina “História da Educação de Surdos”, os discentes devem:

 

ü  Analisar os diferentes contextos educacionais vivenciados pelo sujeito surdo;

ü  Compreender as diferenças linguísticas vivenciadas por ouvintes e surdos;

ü  Analisar a legislação vigente referente a área de educação de surdos;

ü  Reconhecer os direitos linguísticos, educacionais e culturais das pessoas surdas.

ü  Refletir sobre a importância da legislação, práticas pedagógicas e políticas educacionais.

ü  Relacionar teoria, prática e cultura junto à comunidade surda.

Com isso, a presente disciplina contribui para a formação de profissionais éticos, críticos e socialmente comprometidos, aptos a promover uma educação que respeite a diversidade e valorize a cultura surda.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 19/11/2025 às 00:00 a 18/12/2025 às 23:59
    
Inicia em 19/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 18/12/2025 às 23h 59
UNIDADE II (19/11/2025 - 18/12/2025)

ENCERRAMENTO E AVALIAÇÃO: AULA SÍNCRONA 2

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (19/11/2025 - 18/12/2025)

A avaliação será realizada de forma cumulativa, considerando todas as atividades desenvolvidas durante a disciplina. Cada atividade terá pontuação de até 10 pontos, com os seguintes pesos:

a)  Fórum – Peso 2

b)  Tarefa – Peso 2

c)  Atividade avaliativa (prova) – Peso 6

A nota final será calculada levando em conta os pesos de cada atividade, de modo a refletir a contribuição proporcional de cada componente para o resultado total.

Cálculo da Nota Final:

 

 

 

Conforme a Resolução 177/2012. Art. 110 Será aprovado por média o aluno que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade do Artigo 117 sejam satisfeitos.

Art. 111 Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que:

I – Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente

Curricular e média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais;

II - Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis) resultante da média Aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.

SEGUNDA CHAMADA (19/11/2025 - 18/12/2025)
AVALIAÇÃO FINAL (19/11/2025 - 18/12/2025)
Frequências da Turma

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Notas da Turma

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