UFPI › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Teresina, 01 de Fevereiro de 2026

-

CQ/CEAD034 - FORMAÇÃO, ESCOLHA PROFISSIONAL E CARREIRA NA ÁREA DE QUÍMICA - Turma: 5A (2026.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (12/01/2026 - 13/02/2026)

Slides da disciplina:

https://drive.google.com/drive/folders/1gJ_ZezQoS7od2sJYyxYyPGSBTZGvGNrG?usp=drive_link 

Caro(a) aluno(a),

Nos próximos momentos buscaremos discutir e refletir sobre a formação, a escolha profissional e a carreira voltados à área de Química. Cabe destacar a importância dessas temáticas para a formação docente em Química, uma vez que em muitos casos, essas temáticas são incipientes nos processos formativos, como também, bastante recente a implementação dessas novas políticas públicas educacionais nos sistemas de ensino.  Nesse sentido, é interessante pensar em questões sobre o mundo do trabalho e da educação voltados para a Química, bem como, a formação e emprego nesta área. Também falaremos sobre os aspectos das políticas públicas, que influenciam a práxis docente de Química/Ciências da Natureza, em especial, o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. E como estes estão relacionados com a formação para a cidadania e de uma sociedade, do mundo do trabalho e da juventude do Brasil e o/a professor/a de Química. 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Luciano Clécio Brandão Lima

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo: Possui graduação em Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas pela Universidade Federal do Piauí (2012), possui mestrado em Química pela Universidade Federal do Piauí (2015) e Doutorando em Química pela UFPI (2020). Realizou estágio de doutorado-sanduíche pelo Programa CAPES/COFECUB (Capes como agência de fomento pelo projeto n° 835/15), no período de Agosto/2018 a Julho/2019, no Laboratoire d'Arqueologie Moleculaire et Structurale, na Université Pierre et Marie Curie - Sorbonne Université, Paris-França. Foi professor substituto na UFPI nos períodos 2017.1 e 2017.2 e atualmente é técnico de laboratório / química da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Química e Ciência dos Materiais, com ênfase em Química Inorgânica Biomateriais e Biopolimeros, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais argilosos e biopolímeros; modificação de superfícies, caracterização de materiais, adsorção, pigmentos, origem da vida. Contato: luciano.lima@ufpi.edu.br

 

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: link

https://lattes.cnpq.br/6260055492328899


   plano_de_disciplina_assinado_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (12/01/2026 - 13/02/2026)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (12/01/2026 - 13/02/2026)

Unidade I: O Novo Ensino Médio e a BNCC. 12/01/2026 a 18/01/2026.

Fonte: Google Imagens

 

 

Concepções, princípios e diretrizes da formação para o trabalho no Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular, com foco na área de Química/Ciências da Natureza.

 

 

 

Refletir sobre a práxis docente em Química perante as novas políticas públicas educacionais - Novo Ensino Médio e BNCC – e a formação para cidadania e o mundo do trabalho.

Compreender as concepções e princípios da formação para o Novo Ensino Médio como foco na área de Ciências da Natureza/Química;

Texto 1: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio.

Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso: 09 dez. 2026.

 

 

Texto 2: BRASIL. Guia de implementação do Novo Ensino Médio. Brasília: MEC/CONSED, 2018. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://anec.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-implantacao-do-Novo-Ensino-Medio.pdf. Acesso: 09 dez. 2026.

 

Texto 3: MILLAR, R. Um currículo de ciências voltado para a compreensão por todos. Ensaio, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 146-164, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/pYCvd8mMq5s8sTZf8pbvM4Q/abstract/?lang=pt   Acesso em: 09 dez. 2025.

 

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

ADAMS, F. W.; MORADILLO, E. F. As reformas educacionais atuais e suas contradições com a concepção de formação de professor do IQ-UFBA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED4(11), 1-11, 2023. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13968 

ALVES, J. Q. ; MARTINS, T. J. ; ANDRADE, J. J. . Documentos Normativos e Orientadores da Educação Básica: a nova BNCC e o ensino de Química. Currículo Sem Fronteiras, p. 241-268, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/352525488_Documentos_Normativos_e_Orientadores_da_Educacao_Basica_a_nova_BNCC_e_o_ensino_de_Quimica . Acesso em: 27 fev.2024 

 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- VÍDEOS

Novo Ensino Médio: os avanços e as lacunas

https://www.youtube.com/watch?v=R6yvsSXaQ2A&pp=ygUgbm92byBlbnNpbm8gbcOpZGlvIHBlc3F1aXNhZG9yZXM%3D 

 

Você sabia que o Novo Ensino Médio torna obrigatório que o Projeto de Vida dos estudantes seja desenvolvido em todas as escolas?

 

De acordo com a Lei Federal nº 13.415/2017 “os currículos de ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção do seu Projeto de Vida e para a sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais” (BRASIL, 2017). O foco do novo ensino médio é tornar o aluno protagonista de sua própria vida. Dessa forma, ele aprende sobre os desafios da sua realidade e do mundo do trabalho na contemporaneidade, como as questões sociais, econômicas e ambientais. O aluno também deve desenvolver habilidades e competências e os professores devem orientá-lo a reconhecerem suas potencialidades e a importância de sua interação e intervenção com o meio social para que o projeto de vida desenvolvido por esses alunos seja concretizado (SAE DIGITAL, 2022).O projeto de vida, entretanto, precisa compreender três dimensões essenciais para traçar o futuro desses jovens, sendo elas: a dimensão pessoal – que envolve o autoconhecimento, ou seja, o reconhecimento de si próprio, como a sua origem, o que gosta, o que quer, como lida com seus sentimentos, que habilidades possui, quais seus valores...; a dimensão social - que envolve as relações interpessoais, como o seu papel na sociedade, a forma que trabalha em equipe para solucionar problemas de forma ética... e; a dimensão profissional–em que o jovem desenvolve habilidades e competências para atuar no mercado de trabalho, como criatividade, uso das tecnologias, habilidades sócio emocionais, comportamento empreendedor, dentre outras (SAEDIGITAL, 2022).

 

BRASIL, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Acesso: 01.03.2024.

SAE DIGITAL. Tudo sobre projeto de vida no novo ensino médio, 2022. Disponível em: https://sae.digital/projeto-de-vida-no-novo-ensino-medio/ Acesso:01.03.2024. 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 12/01/2026 às 00:00 a 31/01/2026 às 23:59
    
Inicia em 12/01/2026 às 0h 0 e finaliza em 31/01/2026 às 23h 59
UNIDADE II (12/01/2026 - 13/02/2026)

Trabalho, educação, formação e juventude, no contexto da Química. 19/01/2026 a 25/01/2026.

 

Trabalho e educação voltados para área de Química. Formação e emprego na área da Química. Escolaridade, trabalho e juventude no Brasil.

 

 

 

 

Compreender as concepções de trabalho e educação no contexto da Química;

Refletir sobre as relações entre formação, emprego, escolaridade, juventude, novas políticas públicas educacionais no Brasil, no contexto da Química.

 

Texto 1: ALMEIDA, C. M; DORNELAS, R. M. Você é um modelo de negócio: guia de desenvolvimento pessoal do modelo de negócios pessoal. Belo Horizonte: Sebrae Minas, 2014. Disponível em: http://sindilurb.com.br/wp-content/uploads/2017/12/Canvas- pessoal.pdf. Acesso: 22 nov. 2021.

 

Texto 2: AMBONI, V. Trabalho e educação: o processo da existência humana. Revista Germinal: marxismo e educação em debate. Salvador, v. 11, n. 3, p. 203-213, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v11i3.34929 Disponível  em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34929 Acesso em: 27 fev. 2024.

Texto 3: CARMINATTI, B. A Química nos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316, [S. l.], n. 41, 2022. Disponível em: https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/21. Acesso em: 27 fev. 2024.

 

Texto 4: PINTO, R. F.; RIBEIRO ALVIM, T. Atitudes de Estudantes para a Química: O que nos dizem a BNCC e o Novo Ensino Médio?. Revista Debates em Ensino de Química, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 41–58, 2023. DOI: 10.53003/redequim.v9i3.5607. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/5607 . Acesso em: 27 fev. 2024 

 

E-book - ALMEIDA, Cacilda Maria de; DORNELAS, Rachel Matos. Você é um modelo de negócio: guia do desenvolvimento pessoal do modelo de negócio pessoal. Belo Horizonte: Academia Sebrae Minas, 2014. Disponível em: http://lms.eadtech.net/main/sebraers/Media/view/Modal/271 Acesso: 01.03.2024.

 

Cartilha Escolha Profissional – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA. Escolha profissional e ingresso no mundo do trabalho: orientações práticas para ajudar em suas decisões. Florianópolis: Publicações do IFSC, 2014. Disponível em: http://instserop.com.br/wp-content/uploads/2019/09/CARTILHA-ESCOLHA-PROFISSIONAL-.pdf Acesso: 01.03.2024.

 

-Vídeo 1: Planejamento Pessoal - Modelo de Negócios Business Model You- https://www.youtube.com/watch?v=6_iH4LgeHa4  Acesso: 01.03.2024.

-Vídeo 2: Planejamento Pessoal - Modelo de Negócios Business Model You- https://www.youtube.com/watch?v=Foa8yv-Ns4g Acesso: 01.03.2024..

-Vídeo 3: Orientação vocacional. Muito além de um teste. https://www.youtube.com/watch?v=WQk3ocFH3Vo&ab_channel=DanielaProvedel 01.03.2024.

-Vídeo 4: O que é orientação profissional e de carreira https://www.youtube.com/watch?v=R8ju1AvOU8c&ab_channel=ViniciusOliveira 01.03.2024.

Você sabia que no período 8 de fevereiro a 18 de abril de 2022 o Data Folha realizou uma pesquisa com jovens do Ensino Médio da rede pública, com representatividade de estudantes nas escolas nacionais e regionais e 98% desses jovens citaram que querem uma escola de ensino médio que os prepare para o mercado de trabalho? Os jovens também querem aprender outras habilidades e ensino com novas tecnologias, pois acreditam que esses são os meios para ter em melhores oportunidades de trabalho (REVISTA EXAME, 2022). A pesquisa mostrou que 65% dos jovens pesquisa dos sonham em cursar alguma faculdade e a reformulação do Ensino Médio pode melhor a vida dessas pessoas e de suas famílias, pois o protagonismo e o projeto de vida são essenciais na preparação desses novos profissionais.

 

REVISTA EXAME.98% dos jovens querem que o ensino médio prepare para o mercado de trabalho, diz Data Folha, 2022. Disponível em:https://exame.com/brasil/98-dos-jovens-querem-que-ensino-medio-prepare-para-mercado-de-trabalho-diz-datafolha/ Acesso: 01.03.2024. 

 

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (12/01/2026 - 13/02/2026)
SEGUNDA CHAMADA (12/01/2026 - 13/02/2026)
AVALIAÇÃO FINAL (12/01/2026 - 13/02/2026)
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1523 01/02/2026 06:52