HISTÓRIA DO BRASIL |
Linhas Pesquisa : | |
› HISTÓRIA, CIDADE, MEMÓRIA E TRABALHO | |
HISTÓRIA DO BRASIL- A linha visa manter um espaço de intercâmbio e de debates entre historiadores que se sentirão articulados à História doBrasil pela recusa em reduzir os fenômenos históricos a uma só das suas dimensões. Nem o primado do político nem o poder absoluto do social. Nesse sentido a linha é voltada à produção de trabalhos que versem sobre as relações entre diferentes linguagens e a produção histórica dos lugares, indagando sobre como as categorias cidade, trabalho e memória se relacionam historicamente. A Linha, portanto, permitirá refletir, no caso da História do Brasil, sobre os elementos formadores de imaginários urbanos e das memórias e identidades dos lugares, permitindo, do mesmo modo, o desenvolvimento de estudos que investiguem a historicidade das relações sociais, a fim de enfatizar as relações de trabalho, as configurações e os conflitos étnicos de natureza político-cultural, a memória oral, bem como estudos sobre história, memória e Patrimônio Cultural no Brasil. | |
› HISTÓRIA, CULTURA E ARTE | |
HISTÓRIA DO BRASIL- A Linha preconiza o desenvolvimento de estudos históricos a partir de duas subáreas: a cultura, entendida tanto como uma estratégia de interlocução humana com a natureza quanto como um instrumento identitário que nos articula a diferentes sistemas de racionalidade, e a arte, através da qual se pensará o produto artísticoficcional nas suas mais variadas formas, inclusive a literária como um repertório simbólico que é indicativo das virtualidades de diferentes lugares e épocas. Esse universo articulará estudos cujas ambiências temáticas e conceituais articulem História, Historiografia, Imaginário, Cultura, Literatura e Arte. As pesquisas realizadas no âmbito da linha deverão estudar Historiografia, as Identidades de Gênero, as relações entre História e Literatura e, bem como, a historicidade de discursos cinematográficos, musicais e pictóricos, favorecendo o conhecimento das diferentes linguagens produzidas nas complexas experiências sóciohistóricas. |
HISTÓRIA DO BRASIL |
Linhas Pesquisa : | |
› HISTÓRIA, CIDADE, MEMÓRIA E TRABALHO | |
HISTÓRIA DO BRASIL- A linha visa manter um espaço de intercâmbio e de debates entre historiadores que se sentirão articulados à História do Brasil pela recusa em reduzir os fenômenos históricos a uma só das suas dimensões. Nem o primado do político nem o poder absoluto do social. Nesse sentido a linha é voltada à produção de trabalhos que versem sobre as relações entre diferentes linguagens e a produção histórica dos lugares, indagando sobre como as categorias cidade, trabalho e memória se relacionam historicamente. A Linha, portanto, permitirá refletir, no caso da História do Brasil, sobre os elementos formadores de imaginários urbanos e das memórias e identidades dos lugares, permitindo, do mesmo modo, o desenvolvimento de estudos que investiguem a historicidade das relações sociais, a fim de enfatizar as relações de trabalho, as configurações e os conflitos étnicos de natureza político-cultural, a memória oral, bem como estudos sobre história, memória e Patrimônio Cultural no Brasil. | |
› HISTÓRIA, CULTURA E ARTE | |
HISTÓRIA DO BRASIL- A Linha preconiza o desenvolvimento de estudos históricos a partir de duas subáreas: a cultura, entendida tanto como uma estratégia de interlocução humana com a natureza quanto como um instrumento identitário que nos articula a diferentes sistemas de racionalidade, e a arte, através da qual se pensará o produto artístico-ficcional nas suas mais variadas formas, inclusive a literária como um repertório simbólico que é indicativo das virtualidades de diferentes lugares e épocas. Esse universo articulará estudos cujas ambiências temáticas e conceituais articulem História, Historiografia, Imaginário, Cultura, Literatura e Arte. As pesquisas realizadas no âmbito da linha deverão estudar Historiografia, as Identidades de Gênero, as relações entre História e Literatura e, bem como, a historicidade de discursos cinematográficos, musicais e pictóricos, favorecendo o conhecimento das diferentes linguagens produzidas nas complexas experiências sócio-históricas. |