Os métodos ágeis são conjuntos de práticas e técnicas que visam maximizar a eficiência e a qualidade, priorizando a flexibilidade, a interação constante entre a equipe e os clientes, a rápida resposta às mudanças e o foco total na entrega de valor. O objetivo é reduzir custos e tempo em todas as etapas de um projeto. Desse modo através a aplicação de métodos ágeis em ambiente de ensino a pesquisa tem se mostrado promissora, impulsionando a aprendizagem ativa e a busca por soluções inovadoras. Diante desse contexto, a presente dissertação, teve por objetivo geral desenvolver um manual de gestão para utilização das metodologias ágeis nos projetos de pesquisa do laboratório - Grupo de Estudos Avançados em Processos Industriais (GEAPI) da UFPI. Para a conclusão do manual foi feito um levantamento dos aspectos teóricos sobre metodologias ágeis e seu uso no contexto de ensino e pesquisa. A metodologia utilizada foi uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa descritiva e objetivo exploratória, de método estudo de caso. Na obtenção de dados, realizamos a revisão sistemática das produções científicas sobre metodologia ágeis, gestão de projetos, scrum e edu scrum combinados por meio de operadores booleanos, aplicados na execução de projetos e nas práticas de ensino e pesquisa. Com os dados coletados por meio de entrevistas realizadas com alunos e professores do laboratório de pesquisa GEAPI, destaca um desejo claro por soluções ágeis para aplicação nos projetos de ensino e pesquisa. E a necessidade de ferramentas de metodologia ágeis, como quadros kanban com murais de visualização das etapas de cada projeto e/ou ferramentas específicas para acompanhamento dos projetos. Além disso, essas soluções podem aumentar a produtividade, permitindo um acompanhamento mais eficaz de um maior número de projetos no laboratório pesquisado.