A proteção de ativos intangíveis tem se mostrado uma estratégia essencial para o fortalecimento institucional e competitividade de organizações, especialmente aquelas situadas em contextos socioeconômicos menos dinâmicos, como as cooperativas atuantes no semiárido Brasileiro. Neste cenário, destaca-se a Cooperativa Mel do Sertão, localizada em São Raimundo Nonato, Piauí, que, apesar de seu relevante papel na cadeia apícola regional, ainda não dispunha de mecanismos formais de proteção de sua identidade coletiva. A adoção dessa forma de proteção contribui para a consolidação da identidade coletiva, qualificação dos processos produtivos e ampliação do acesso a mercados diferenciados. Diante disso, este estudo terá como objetivo principal elaborar um Relatório Técnico Conclusivo que subsidiasse o pedido de registro de marca coletiva da Cooperativa. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, descritiva e aplicada, com múltiplas etapas metodológicas que incluirão: levantamento bibliográfico e documental, busca de anterioridade e análise jurídica junto ao INPI. Entre os principais resultados parciais, destaca-se a confirmação da viabilidade legal para o registro de marca coletiva pela Cooperativa Mel do Sertão, com base na legislação vigente, e a constatação de que a marca coletiva representa uma ferramenta estratégica para valorização institucional, diferenciação mercadológica e fortalecimento da governança interna. Serão produzidos ainda, como produtos técnico-tecnológicos, material instrucional didático denominado Guia da Marca Coletiva da Cooperativa, uma minuta de regulamento de uso para a marca coletiva e um artigo científico.