Introdução: A Doença de Parkinson (DP) é uma doença degenerativa que atinge os gânglios da base comprometendo o controle postural. A instabilidade é dita como o sintoma mais incapacitante na DP e tal sintoma leva a prejuízos no processo de aprendizagem motora. Os indivíduos com DP são capazes de aprender e transferir as habilidades aprendidas, quando submetidos a tarefas com alta demanda de controle postural em ambiente virtual, porém pouco se sabe sobre a transferência destes ganhos para os limites de estabilidade. Objetivo: Investigar se o processo de aprendizagem de tarefas com alta demanda de controle postural em ambiente de realidade virtual induz modificações nos limites de estabilidade da base de suporte de indivíduos com DP. Método: Trata-se de um estudo experimental multicêntrico, realizado com 28 idosos de ambos os sexos, maiores de 50 anos, divididos em Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC). O GC foi contemplado por pessoas idosas neurologicamente saudáveis e o GE pessoas idosas diagnosticadas com DP; no estágio 1 e 3 da doença de acordo com a escala de Hoenh e Yahr modificada; tratados com levodopa; com pontuação menor que 30 no Mini Balance Evaluation Sistem Test (MiniBEStest) e acima de 23 no Mini Exame de Estado Mental (MEEM) e sem experiência com as tarefas propostas no estudo. Para analisar a aprendizagem motora foi realizado uma tarefa de controle postural por meio do jogo Kinect Adventure, realizada duas vezes por semana, em 11 sessões individuais de 60 minutos cada, divididas em blocos de 5 tentativas para cada um dos 4 jogos escolhidos para a tarefa. A aprendizagem foi mensurada no teste de retenção de curto e longo prazo e teve com baseline o pré-teste. Para analisar os Limites de Estabilidade (LOS) e transferência foi realizado uma tarefa de direcionamento do Centro de Pressão (CoP) por meio do equipamento STABLE nos momentos pré-teste, pós-teste e teste de retenção de longo prazo, com três tentativas para cada momento. Foi realizado o cálculo amostral para os momentos pré-teste e pós-teste, com nível de significância de 5% e poder de teste de 80%.