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Banca de DEFESA: DEUZILENE PEREIRA DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEUZILENE PEREIRA DA CUNHA
DATA: 11/12/2025
HORA: 11:00
LOCAL: Auditório Socorro Lira
TÍTULO: GESTÃO ESCOLAR AGREGADORA: APOIANDO E FORTALECENDO A AUTONOMIA DOS ALUNOS POR MEIO DAS OLIMPÍADAS, CONCURSOS E ENEM, EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO PIAUÍ (2020-2024)
PALAVRAS-CHAVES: Gestão escolar agregadora. Protagonismo estudantil. Competições acadêmicas. Evasão escolar.
PÁGINAS: 207
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:

Esta pesquisa analisou as implicações da Gestão Escolar Agregadora na melhoria da
aprendizagem e no desenvolvimento integral dos estudantes de escolas públicas estaduais do
Piauí, no período de 2020 a 2024. A seleção das instituições considerou a participação
consistente em iniciativas como olimpíadas do conhecimento, concursos escolares e o
ENEM, abrangendo realidades urbanas, intermediárias e rurais nos municípios de Teresina,
Amarante, Regeneração, Piripiri e Cocal dos Alves. O estudo adotou abordagem mista
(qualitativa e quantitativa), de natureza descritiva, analítica, exploratória e explicativa. Foram
realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários com escala Likert,
observações in loco e análise documental, envolvendo 150 participantes entre gestores,
docentes, agentes da SEDUC/PI, alunos e familiares. Os dados qualitativos foram tratados
pela análise de conteúdo e os quantitativos por estatísticas descritivas e Análise de
Correspondência (simples e múltipla), permitindo a interpretação integrada e contextualizada
dos resultados. Os achados confirmam que a Gestão Escolar Agregadora fortalece a
autonomia discente, estimula habilidades de tomada de decisão e autogestão do aprendizado,
promove ambientes democráticos e sensíveis, e potencializa o protagonismo estudantil. A
participação em competições acadêmicas, incentivada pela gestão, mostrou-se capaz de
desenvolver pensamento crítico-reflexivo, ampliar o repertório cultural e favorecer
transformações acadêmicas e pessoais. Apesar do predomínio de percepções positivas,
identificaram-se discrepâncias entre alunos, professores e pais quanto à efetividade da gestão
democrática e da sensibilidade institucional, sugerindo a necessidade de aprimorar a
comunicação e o alinhamento entre atores escolares. Verificou-se ainda que a gestão
agregadora contribui para a redução da evasão escolar por meio de estratégias como busca
ativa, acompanhamento individualizado e oferta de atividades pedagógicas, culturais e
esportivas que reforçam o vínculo com a escola. Conclui-se que a Gestão Escolar
Agregadora, ao articular liderança democrática, práticas pedagógicas inovadoras e
valorização do mérito, constitui um modelo promissor para o fortalecimento da educação
pública, a promoção da inclusão e a consolidação de trajetórias educacionais de sucesso.
Ressalta-se, contudo, que os resultados estão circunscritos a um recorte geográfico e
institucional específico, e que limitações como o tempo de acompanhamento, o número de
escolas envolvidas e a ausência de grupos comparativos devem ser considerados na
interpretação e na generalização dos achados da pesquisa empírica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - 510.***.***-72 - ANTONIA MÁRCIA RODRIGUES SOUSA - UFC
Externo à Instituição - 093.***.***-14 - EDSON SADAO Iizuka - UNIFEI-SP
Presidente - 1758643 - JAIRO DE CARVALHO GUIMARAES
Externo ao Programa - 1750222 - LUISA XAVIER DE OLIVEIRA
Interno - 016.***.***-09 - RAFAEL FERNANDES DE MESQUITA - UFPI
Notícia cadastrada em: 13/11/2025 11:32
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