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Banca de QUALIFICAÇÃO: LAÍS FERNANDA FERREIRA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAÍS FERNANDA FERREIRA RODRIGUES
DATA: 19/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões do PRODEMA / UFPI
TÍTULO: O coco-babaçu como recurso didático no ensino básico: saberes ecológicos, práticas pedagógicas e Educação Ambiental
PALAVRAS-CHAVES: Coco-babaçu; Educação Ambiental Crítica; Saberes Tradicionais; Escola Rural; Conhecimento Ecológico Tradicional.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Esta dissertação investiga o potencial do coco-babaçu (Attalea speciosa) como recurso didático
na educação básica, articulando saberes ecológicos tradicionais e práticas pedagógicas. O
capítulo 1 apresenta uma revisão integrativa da literatura científica nacional entre 2014 e 2025,
evidenciando experiências educativas pontuais com o tema do babaçu em escolas, com uso de
jogos, kits pedagógicos, merenda escolar e atividades interdisciplinares. A análise revelou a
escassez de produções acadêmicas que integrem o conhecimento tradicional ao currículo
formal, e apontou como desafio a necessidade de formação docente e políticas públicas que
legitimem o tema como conteúdo educativo. O capítulo 2 apresenta uma pesquisa de campo
com estudantes do Ensino Fundamental de uma escola rural no município de Esperantina–PI,
com o objetivo de compreender em que medida o conhecimento ecológico sobre o coco-babaçu
é construído no ambiente escolar ou transmitido pelas famílias. A pesquisa confirma a hipótese
de que os saberes sobre o babaçu são construídos majoritariamente fora do espaço escolar, e
destaca a urgência de integrar o conhecimento ecológico tradicional aos currículos escolares.
Os resultados revelaram que 93,75% dos estudantes atribuíram seus saberes ao ambiente
familiar e comunitário, sobretudo a mães, avós e tias, enquanto apenas 5% aprenderam na
escola. Também se observou um forte interesse dos alunos em aprender mais sobre o tema por
meio de metodologias práticas, oficinas e visitas de campo.. Por fim, o capítulo 3 consistirá na
elaboração de uma cartilha pedagógica voltada a professores, com propostas de atividades
interdisciplinares que valorizem o babaçu como tema gerador, promovendo a Educação
Ambiental crítica, a valorização dos saberes locais e a identidade cultural dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 302.***.***-53 - FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO - UESPI
Interno - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Interno - 1167785 - ROSELI FARIAS MELO DE BARROS
Externo à Instituição - 896.***.***-00 - CARLA LEDI KORNDORFER - UESPI
Externo à Instituição - 031.***.***-78 - MIRNA ANDRADE BEZERRA - IFPI
Notícia cadastrada em: 07/07/2025 10:59
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