A relação historicamente construída entre humanidade e natureza, marcada por uma
lógica de controle e dominação, intensificou os impactos ambientais e promoveu um
distanciamento da sociedade face à complexidade dos ecossistemas. Neste cenário, a
Percepção Ambiental (PA) entendida como o processo multifacetado pelo qual
indivíduos e grupos interpretam, atribuem significados e se relacionam com o ambiente,
influenciados por fatores cognitivos, afetivos, históricos e socioculturais, torna-se
fundamental, pois constitui a base para a formação de valores, atitudes e comportamentos.
Complementarmente, a Educação Ambiental (EA) emerge como um campo estratégico,
um processo educativo permanente e crítico voltado à construção de sociedades
sustentáveis e à transformação das relações socioambientais, promovendo sensibilidade
e conscientização. Ambas, PA e EA, demandam intrinsecamente abordagens
interdisciplinares para dar conta da complexidade inerente aos desafios socioambientais
contemporâneos. Programas de pós-graduação com este enfoque, como o Programa de
Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), são cruciais na formação de recursos
humanos e produção de conhecimento nesta área. Este estudo objetivou analisar a
produção das dissertações de mestrado sobre Percepção Ambiental e Educação
Ambiental no âmbito do PRODEMA da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina,
no período de 2004 a 2024. Adotou-se uma abordagem quanti-qualitativa, por meio de
pesquisa documental. O corpus foi constituído por 94 dissertações, selecionadas de um
total de 370, usando o critério de trabalhos que apresentavam os termos "percepção
ambiental" ou "Educação Ambiental" no título, palavras-chave ou resumo. As coletas
ocorreram em janeiro de 2025, e os dados foram analisados segundo Análise de Conteúdo
(Bardin, 2011), envolvendo pré-análise, exploração do material e
tratamento/interpretação dos resultados. Foram estabelecidas dez categorias de análise
(Ano, Título, Formação do Autor, Objetivos, Teóricos, Metodologia, Local,
Contexto/Zona, Público-alvo, Palavras-Chave). As análises identificaram as
características, tendências temáticas, referenciais teórico-metodológicos, abordagens de
pesquisa, locais de estudo e públicos-alvo predominantes nas dissertações selecionadas.
Os resultados mapeiem como a PA e a EA são investigadas no contexto interdisciplinar
do PRODEMA/UFPI, revelando a evolução do campo do saber, as lacunas existentes e
os principais enfoques adotados ao longo de duas décadas. O PRODEMA/UFPI se
consolida como um polo de pesquisa socioambiental com forte viés interdisciplinar,
evidenciado pela articulação entre as ciências biológicas e humanas, embora com
predomínio de estudos de caso em contextos urbanos e escolares. Os resultados apontam
para o potencial de avanço na exploração de outras abordagens metodológicas e na maior
articulação entre diagnóstico e proposição de intervenções práticas, reforçando a
importância do programa para o desenvolvimento regional sustentável.