Banca de DEFESA: THAMIRES DA SILVA LEAL

DISCENTE: THAMIRES DA SILVA LEAL
DATA: 22/05/2024
LOCAL: Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Campus Ininga- Teresina-Piauí
TÍTULO: USO DE UM BUNDLE DE PREVENÇÃO DE PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA – AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DE MEDIDAS PREVENTIVAS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
PALAVRAS-CHAVES: Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica. Unidades de Terapia Intensiva. Ventiladores Mecânicos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) está entre as infecções relacionadas à assistência de saúde mais prevalentes nas UTIs e representa números expressivos nas taxas de morbimortalidade. Para garantir a melhoria contínua da qualidade e a segurança do paciente, os profissionais de saúde devem analisar os resultados da assistência prestada para definir estratégias de cuidado. A instituição de bundles tem sido adotada com sucesso para prevenção da PAV. Porém, a construção do bundle por si só não garante essa prevenção. Fez-se então necessário avaliar a conformidade desse pacote de cuidados, a fim de alcançar a efetividade em sua utilização. Objetivos: Avaliar a conformidade das práticas do bundle de prevenção de PAV em uma UTI. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, observacional, quantitativo e transversal, realizado em uma UTI. A amostra se deu por conveniência, totalizando 870 práticas analisadas de acordo com as oportunidades de observação. A coleta foi realizada por meio de um checklist que conferia cada prática preventiva de PAV. Adotou-se como conformidade esperada um Índice de Positividade > 80% para garantir uma assistência segura. Resultados: A amostra foi composta por 870 (100%) observações. 20% corresponderam à elevação da cabeceira; 11,5% à aspiração de secreção traqueal; 14,95% à pressão do cuff; 14,02% à higiene oral, 27,01% ao posicionamento do circuito e 12,52% ao desmame de sedação. A análise revelou uma conformidade geral do bundle de 69%. A pressão do cuff foi a que obteve menor conformidade, seguida pelo posicionamento do circuito. O desmame da sedação e a aspiração traqueal também obtiveram valores indesejados para garantir uma assistência segura. Também foi verificada correlação significativa entre a não conformidade das práticas e a incidência de PAV na UTI. Conclusões: observou-se que práticas realizadas para a prevenção da PAV não ocorrem com a conformidade esperada, apresentando um Índice de Positividade que corresponde a uma assistência indesejada. Também foi verificada correlação estatisticamente significante entre a não conformidade das práticas com a incidência desta infecção na UTI.

Externo à Instituição - FABIANA TEIXEIRA DE CARVALHO PORTELA - UESPI
Interno - 2073270 - FERNANDO JOSÉ GUEDES DA SILVA JÚNIOR
Interno - 1551620 - MARIA ZELIA DE ARAUJO MADEIRA
Presidente - 2365867 - MAURICIO BATISTA PAES LANDIM