INTRODUÇÃO: A educação em enfermagem é produto de uma diversidade de processos sociais. Logo, diferentes formas de aprender exigem novas maneiras de ensinar, suscitando aqui a necessidade do aperfeiçoamento das competências docentes já existentes e o desenvolvimento de novas, as quais podem ser definidas como uma junção de experiência com capacidade em preparar para a resolutividade de situações-problemas do cotidiano de sua atividade, somando com diversos saberes. OBJETIVO: Analisar os projetos pedagógicos dos cursos presenciais de graduação em enfermagem do Piauí à luz da Teoria das Competências docentes de Perrenoud. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, documental, realizado a partir de consulta aos Projetos Pedagógicos do Curso de Graduação em Enfermagem presencial no Estado do Piauí. Os registros foram coletados no período de abril a outubro de 2024, por meio de um instrumento com informações sobre a identificação da instituição e, bem como informações que subsidiam as competências listadas por Perrenoud. A análise se deu por meio da apresentação descritiva das Instituições de ensino e ocorrerá a análise de conteúdo para o estudo das competências. Todos os preceitos éticos foram resguardados. RESULTADOS: Foram analisados 13 PPC’s, dos cursos presente na capital e no interior do Estado do Piauí. A grande parte das instituições analisadas possui um Conceito Preliminar de Curso de 3 ou 4, sinalizando um nível adequado de qualidade. Em relação à evolução do Conceito de Curso, nota-se que entre os PPC’s analisados, a maioria apresenta um conceito 4. Sendo assim, documentos examinados demonstram interesse na flexibilidade curricular e metodológica para satisfazer variados perfis de estudantes, possibilitando a personalização do ensino de acordo com as demandas individuais e coletivas. No entanto, alguns PPC's não especificam adequadamente os critérios para progressão acadêmica e acompanhamento individual, o que pode complicar o planejamento efetivo da trajetória dos alunos. CONCLUSÃO: A análise dos PPC's dos cursos de graduação em Enfermagem no Piauí, sob a perspectiva das 10 grandes famílias de competências docentes de Perrenoud, mostra avanços significativos, mas também expõe obstáculos que impactam a capacitação de docentes e discentes. Apesar do alinhamento geral com as competências propostas por Perrenoud, os PPC's analisados precisam de aprimoramentos para garantir uma formação mais dinâmica, inclusiva e alinhada às demandas atuais do ensino superior.