Introdução: O conhecimento dos enfermeiros sobre as demandas das pessoas com estomias e a adoção de cuidados adequados constituem fatores essenciais para a prevenção de complicações após a confecção do estoma. O uso de cenários de simulação clínica favorece a reflexão crítica e estimula o julgamento clínico para a tomada de decisão assertiva, configurando-se como uma estratégia eficaz de ensino-aprendizagem para o aprimoramento do conhecimento profissional no cuidado à pessoa com estomia intestinal. Objetivo: Analisar a eficácia de um cenário de simulação no nível de conhecimento de enfermeiros sobre estomias de eliminação intestinal. Material e métodos: Trata-se de um estudo metodológico seguido de delineamento quase-experimental, desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, realizou-se a construção e a verificação de evidências de validade de conteúdo de um cenário de simulação clínica e de um instrumento destinado a avaliar os itens do instrumento de conhecimento. Para a coleta de dados, foram utilizados o formulário sociodemográfico e laboral, o instrumento de avaliação dos itens do cenário de simulação e o instrumento de conhecimento dos profissionais. A amostra foi composta por 15 juízes especialistas em simulação clínica, responsáveis pela validação do cenário, e 11 especialistas em estomaterapia, responsáveis pela validação do instrumento. A análise estatística foi conduzida por meio do Índice de Validade de Conteúdo, pana análise de concordância do cenário e o do Content Validity Ratio para avaliar aconcordância do expert avaliadores do instrumento . Na segunda etapa, realizou-se um estudo quase-experimental, do tipo pré e pós-teste, com único grupo, destinado à análise do conhecimento dos enfermeiros antes e após a intervenção educativa baseada no cenário de simulação. Foi aplicado um formulário sociodemográfico e laboral e o instrumento de avaliação de conhecimento, validado anteriormente na primeira etapa. Participaram enfermeiros da Atenção Primária à Saúde do município de Teresina, Piauí, que compareceram à aplicação da intervenção e concluíram todas as etapas de avaliação. Nesta fase, também foi realizada a verificação da validade de construto do instrumento, sendo realizada a Análise Fatorial Exploratória. Para a análise do conhecimento pré e pós-intervenção, empregou-se o teste de McNemar, com nível de significância de 5%. Resultados: A validação de conteúdo do cenário de simulação demonstrou concordância média de 0,92 entre os juízes, com IVC total de 0,87, indicando adequação satisfatória em todos os itens avaliados. Quanto ao instrumento de conhecimento, a concordância global dos especialistas foi de 0,93, resultando em uma versão final composta por 33 itens distribuídos em quatro domínios. Em relação ao conhecimento dos enfermeiros, observou-se média de acertos de 23,3 no pré-teste e 26,8 no pós-teste, diferença estatisticamente significativa (p < 0,001). Conclusão: O cenário de simulação e o instrumento de avaliação do conhecimento apresentaram evidências de validade e adequada aplicabilidade para enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. A comparação entre os escores do pré e pós-teste revelou diferença estatisticamente significativa, demonstrando elevação no nível de conhecimento dos profissionais após a intervenção educativa.