Introdução: O trauma decorrente de acidentes de trânsito é um problema de saúde pública com alcance global, especialmente prevalente entre a população idosa. As pessoas nessa faixa etária enfrentam desafios únicos que requerem cuidados específicos e uma abordagem multidisciplinar. Nesse contexto, torna-se essencial compreender a relevância do cuidado direcionado as pessoas idosas traumatizadas, além de promover ações de saúde e entender os fatores que os levam a buscar serviços de urgência e emergência. Desse modo, as tecnologias educacionais digitais, como o podcast, apresentam-se como uma alternativa promissora e atrativa para abordar a prevenção de traumas por acidentes de trânsito entre as pessoas idosas, constituindo-se assim, uma alternativa para a mudança dessa realidade atual. Objetivo: Construir e investigar as evidências de validade do conteúdo e aparência de um podcast, como tecnologia educativa, para prevenção de trauma por acidente de trânsito em pessoas idosas. Método: Estudo metodológico que será desenvolvido em três etapas, em que a Etapa 1: consistirá na adaptação do conteúdo do manual “Pacote Salvar Vidas" que consta de medidas técnicas para a segurança no trânsito, o qual baseará a construção do roteiro do podcast com base nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, com investigação das evidências de validade de conteúdo por enfermeiros experts em saúde da pessoa idosa usando o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde. Etapa 2: ajustes no roteiro e gravação do podcast. Etapa 3: investigação das evidências de validade do podcast por enfermeiros experts em construção de tecnologia educacional por meio de um instrumento validado e avaliação com o público-alvo utilizando o Instrumento de Avaliação de Podcast Educativo. Os dados serão analisados pelo software R, versão 4.2.3, sendo então calculado o Índice de Validade de Conteúdo. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Piauí e seguirá as diretrizes da Resolução 466/2012.