INTRODUÇÃO: A transfusão de hemocomponentes é uma terapêutica considerada de alta complexidade e que traz riscos. A segurança do paciente na transfusão embora não haja risco zero na realização desse procedimento, os profissionais de enfermagem são responsáveis por garantir que esse processo ocorra com mínimo de riscos, visto que são os responsáveis pela transfusão dos pacientes. OBEJTIVO: Desenvolver e verificar de evidências de validade tecnologia educativa com orientações para condução segura na transfusão de hemocomponentes e prevenção de reações transfusionais pela equipe de enfermagem. MÉTODOLOGIA: O presente estudo tratou-se de estudo metodológico para o desenvolvimento de cartilha e validação. Foi desenvolvido em três etapas: Fase 1- Elaboração da revisão de Escopo, Fase 2- Criação da Cartilha Educativa, Fase 3- Verificação de evidências de validade da Cartilha Educativa. Para o desenvolvimento textual da tecnologia desejada foram utilizados os conhecimentos obtidos através dos estudos analisados e recuperados pela revisão de escopo, bem como as Portarias, Resolução de DiretrizeColegiada (RDC), manuais e resoluções referentes ao tema abordado. Para desenvolvimento das ilustrações da cartilha foi realizada uma parceria com um designer gráfico especialista em elaboração de conteúdo educativo, outros elementos necessários para a elaboração da tecnologia. RESULTADOS: Dos 15 estudos selecionados para compor a revisão se escopo 08 estudos foram publicados nos últimos 10 anos (53,3 %), 01 estudo nos últimos 11 anos (6,7%), 01 estudo nos últimos 14 anos (6,7%), 03 estudos nos últimos 15 anos (20%) e 02 estudos nos últimos 16 anos (13,3%).