Introdução: A adesão ao tratamento da pessoa com diabetes tipo 2 exige das pessoas responsabilidade ativa para seguir as recomendações dos profissionais de saúde. A motivação é uma estratégia para aumentar a adesão ao tratamento. De acordo com a Teoria da Autodeterminação (TAD) a motivação caracteriza-se por três fatores, amotivação, motivação intrínseca e motivação extrínseca que promovem a autodeterminação das pessoas. Assim, faz-se necessário que os profissionais enfermeiro estejam preparados frente as demandas assistenciais dessa população, principalmente no seu processo de formação. Dessa forma, a simulação clínica que se destaca como um recurso pedagógico, possível de reproduzir situações reais capazes de proporcionar aprendizagem significativa frente ao tratamento do diabetes. Objetivo: Construir e validar um cenário simulado para motivação ao tratamento do diabetes mellitus tipo 2 para consequência de validade de uso do QMoT-DM2. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico com abordagem mista, na qual a construção do roteiro simulado foi guiada pelo modelo teórico de Pamela Jeffries e padrões da International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning. O estudo foi desenvolvido em quatro etapas: construção do roteiro de simulação, teste piloto, validação de conteúdo e aparência por juízes especialistas e avaliação e validação de aparência com estudantes de enfermagem. Para a análise de dados da validação de conteúdo e aparência, será utilizado Intraclass Correlation Coeficient (ICC), para análise dos dados do conteúdo textual do discurso do debriefing, será a partir do software IRAMUTEQ. Resultados: A construção do roteiro ocorreu em duas etapas, primeiro o levantamento dos conteúdos em artigos, cadernos e protocolos do ministério da saúde, diretrizes da sociedade brasileira de diabetes, questionário de motivação ao tratamento do diabetes tipo 2 e os sistemas de linguagem padronizada de enfermagem. Na segunda etapa, deu-se a elaboração textual do cenário, determinando o objetivo de aprendizagem; fidelidade, pré-requisitos para participar do cenário, pré-briefing de preparação do cenário, caso clínico; seleção dos recursos materiais e humanos; briefing; cenas para competências e habilidades esperadas durante a simulação; checklist para avaliar as ações realizadas e debriefing. Conclusão: O cenário sobre consulta de enfermagem para motivação ao tratamento do diabetes tipo 2 apresenta potencial inovador, que pode ser empregado no desenvolvimento da simulação clínica, na formação de enfermeiros, para conduzirem com maior segurança uma consulta de enfermagem na atenção básica para motivar a pessoa com diabetes tipo 2 a aderir e seguir o tratamento.