O desenvolvimento de uma tecnologia educacional validada sobre Pé diabético visa inovar a prática do ensino na saúde e favorecer o processo educativo provocando mudanças comportamentais para que os futuros profissionais de enfermagem sejam capazes de reconhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde/doença prestando uma assistência de qualidade. Esta tese teve como objetivo construir e identificar evidências de validade de conteúdo e interface de um software educativo sobre pé diabético para apoio à aprendizagem de acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico fundamentado na psicometria pentagonal realizado no período de março de 2022 a novembro de 2025. O percurso metodológico adotado seguiu quatro etapas: 1) Submissão do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí; 2) Levantamento bibliográfico; 3) Construção da Tecnologia; 4) Identificação das evidências de validade de conteúdo e interface do software junto a um comitê de juízes. A construção do software foi conduzida por meio de seis passos: definição do escopo, planejamento, criação e validação dos casos clínicos, criação e validação do protótipo, criação e validação do software e implementação e aplicação do software. Para a construção da ferramenta foram utilizadas tecnologias modernas para oferecer desempenho, segurança e usabilidade: frontend leve em HTML, CSS e JavaScript, backend com Supabase e hospedagem via Netlify. Possui dashboard intuitivo, autenticação completa, visualização com Chart.js e total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.O processo de validação foi realizado por meio de questionários contidos no Google Forms guiado pela escala Likert. A coleta de dados foi no período de agosto/2023 a julho/2025, após aprovação do Comitê de Ética com parecer nº 6.209.558. O estudo teve três populações-alvo: especialistas na área de enfermagem e/ou áreas afins; especialistas em ciências da computação e/ou áreas afins e acadêmicos de enfermagem os quais eram responsáveis para validar a tecnologia. As evidências de validade de conteúdo foram identificadas por meio dos critérios de pertinência, objetividade, organização e clareza. A avaliação dos aspectos técnicos do software abrangeu os critérios de funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência; manutenibilidade e portabilidade. Foram aplicadas análises inferenciais de Validade de Conteúdo (CVR e CVC) e consistência interna (Alfa de Cronbach) com nível de confiança de 95% (p < 0,05). Os dados foram organizados no Excel e analisados no SPSS 26, utilizando estatísticas descritivas e inferenciais. O IVC foi empregado para avaliar a concordância dos especialistas quanto à clareza e relevância dos itens. Os especialistas apresentaram perfil qualificado e heterogêneo, com predominância feminina (75 %), média de idade de 41,25 anos e 75 % com doutorado, garantindo elevada expertise. O instrumento obteve Alfa de Cronbach global de 0,877 (padronizado = 0,897), indicando alta confiabilidade, com valores entre 0,690 e 0,972 nas diferentes dimensões. Os Índices de Validação de Conteúdo (IVC) variaram de 0,778 a 1,000, evidenciando excelente concordância entre os juízes. Esses resultados confirmam a robustez psicométrica e a adequação do software como ferramenta educativa válida, confiável e aderente aos padrões de qualidade ISO/IEC 9126-1. O Software Pé Diabético mostrou alta validade, confiabilidade e eficácia, promovendo aprendizagem interativa e baseada em evidências na Enfermagem. Favorece o desenvolvimento de competências teóricas e práticas de forma autônoma, segura e inclusiva. Consolida-se como ferramenta inovadora que aprimora a personalização e a eficiência do ensino em saúde.