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Banca de QUALIFICAÇÃO: KAUAN GUSTAVO DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAUAN GUSTAVO DE CARVALHO
DATA: 12/12/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala PPGEnf
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO EFEITO DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM UM PODCAST SOBRE A PREVENÇÃO DO COMPORTAMENTO SUICIDA DA POPULAÇÃO LGBTQIAPN+: estudo quase-experimental
PALAVRAS-CHAVES: Suicídio; Prevenção do Suicídio; Minorias Sexuais e de Gênero; Pessoas LGBTQIA+; Tecnologia Educacional; Podcast
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Introdução: A prevenção do comportamento suicida na população LGBTQIAPN+ representa um desafio emergente na saúde pública, exigindo estratégias educativas inovadoras que favoreçam o acolhimento, a escuta ativa e a promoção da saúde mental. Entre as possibilidades da educação em saúde, destacam-se as tecnologias educacionais, que têm ampliado o alcance das ações de cuidado por meio de recursos digitais. Dentre elas, os podcasts surgem como ferramentas dinâmicas e acessíveis, capazes de difundir informações em linguagem inclusiva e promover reflexão crítica sobre temas sensíveis. Envolve a promoção de ambientes de apoio, o acesso a serviços de saúde mental de qualidade, a redução do estigma associado às doenças mentais e a educação da população sobre os sinais de alerta e as formas de manejo. Além de contribuir para a realização de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, que visa promover a saúde e o bem-estar da população. Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa, veiculada em formato de podcast, sobre a prevenção do comportamento suicida entre pessoas LGBTQIAPN+. Método: Trata-se de um estudo multimétodos, dividido em três etapas: uma revisão de escopo para identificar as tecnologias educacionais existentes sobre o tema; um estudo metodológico para o desenvolvimento e validação do conteúdo e aparência do podcast; e um estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, para avaliar o efeito da intervenção educativa. O referencial teórico adotado é a Teoria da Aprendizagem Significativa, que valoriza a integração entre conhecimento prévio e novas experiências, promovendo aprendizado contextualizado e reflexivo. O projeto segue as diretrizes éticas das Resoluções nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí. Todos os participantes serão informados sobre os objetivos, procedimentos e benefícios do estudo, e participarão mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Espera-se que a intervenção contribua para o aumento do conhecimento sobre medidas preventivas, redução do estigma e fortalecimento da saúde mental da população LGBTQIAPN+.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2334938 - ANA MARIA RIBEIRO DOS SANTOS
Interno - 1552848 - ANA ROBERTA VILAROUCA DA SILVA
Interno - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Interno - 1905399 - FRANCISCA TEREZA DE GALIZA
Externo à Instituição - CA139443 - JOSÉ CARLOS PEREIRA DOS SANTOS - ESEnfC
Externo à Instituição - 073.***.***-05 - KELLY GRAZIANI GIACCHERO VEDANA - USP
Presidente - 2221112 - MARCIA ASTRES FERNANDES
Notícia cadastrada em: 26/11/2025 08:42
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