É crescente a produção de literaturas infantis estadunidenses que abordam questões de gênero. De 2008 a 2022, mais de 15 picturebooks com personagens transgênros foram publicados em formas e contextos diversos, refletindo um avanço na representação das infâncias trans. Com base nisso, esta tese investiga a construção de identidades trans vividas por protagonistas infantis em picturebooks estadunidenses. Os principais aspectos estudados incluem a autoidentificação das personagens, os contextos familiares em que estão inseridas, os desafios decorrentes da normatividade de gênero e seus respectivos desdobramentos. Além disso, a pesquisa considera a interação entre texto verbal e imagético na composição dessas obras, evidenciando como os recursos visuais corroboram a construção de sentidos. Na qualidade de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório, a tese baseia-se em discussões teórico- epistemológicas que fundamentam os estudos de gênero e literatura, incluindo autores/as como Butler (2015), Bento (2014), Favero (2020), Meadow (2018), Madalena (2021) entre outros. Os resultados apontam que a representação de protagonistas trans saiu de um cenário de exclusão para narrativas centradas na empatia e aceitação. Destacou-se também que o crescimento da participação de autores trans contribuiem com a diversidade de perspectivas narrada. A tese priorizou contribuir para os estudos de gênero e literários ao aprofundar o debate sobre identidades transgêneras em picturebooks, o transativismo na literatura infantil contemporânea, e as potências dessas construções narrativas para a infância.