Esta pesquisa propõe analisar o romance The Passion (1987), de Jeanette Winterson (1987), com foco nas dimensões Fantástica e Queer do texto. O Fantástico, concebido como um espaço de incerteza tanto para os personagens quanto para os leitores implícitos, aparece como uma erupção dentro da realidade ficcional, interrompendo as trajetórias realistas do texto. Esta dissertação argumenta que essa função do Fantástico se assemelha às concepções de Queerness, particularmente as teorizadas por teóricos Queer que discutem o conceito da negatividade Queer. Assim, The Passion é entendido como um texto que aproxima o discurso do Fantástico e o discurso da Queerness ao utilizar o Fantástico como um modo narrativo que lida com a alteridade Queer. Nesse contexto, o principal objetivo desta pesquisa é identificar como o Fantástico opera como um modo de narrativa Queer em The Passion, abordando o Fantástico e o Queer como forças negativas que desestabilizam a narrativa. Para isso, três objetivos específicos são delineados: uma análise do embasamento teórico que fundamenta a relação entre o Fantástico e o Queer; uma avaliação da recepção crítica de The Passion, situando o romance nos campos da literatura Fantástica e Queer; e uma análise da narrativa dos dois protagonistas do romance, Henri e Villanelle, para compreender como o Fantástico Queer é desenvolvido através de seus pontos de vista únicos. O referencial teórico para esta pesquisa inclui teóricos do Fantástico, como Todorov (1973), Jackson (1981), Hume ([1984] 2004), Ceserani (2006), Bessière (2012), além de estudiosos da Teoria Queer como Butler (1993), Jagose (1996), Edelman (2004), Berlant (2012, 2014) e Halberstam (2011). A Teoria Psicanalítica também constitui uma base crítica nesta pesquisa, com os trabalhos de Freud (1953, 2003) e Lacan (1999) servindo como uma ferramenta para entender tanto o Fantástico quanto o Queer enquanto forças disruptivas. Desse modo, este estudo examina as estratégias literárias que formulam o Fantástico e a Queerness como fontes de transgressão social e narrativa em The Passion.