Esta pesquisa investigou as contribuições de uma oficina bilíngue de leitura e produção do gênero “projeto de pesquisa”, fundamentada no modelo de letramentos acadêmicos, para a compreensão desse gênero por surdos no contexto de seleção para o mestrado. Baseada nos Novos Estudos do Letramento (NEL), especialmente no modelo de Letramentos Acadêmicos (Lea; Street, 2014), a pesquisa considera os letramentos acadêmicos como práticas sociais e propõe estratégias que vão além da mera aquisição de habilidades linguísticas. O estudo foi conduzido por meio de pesquisa-ação, cuja coleta de dados aconteceu em uma oficina que adotou uma abordagem crítica e reflexiva sobre os desafios acadêmicos dos surdos, focando na leitura e produção de textos acadêmicos, tendo a Libras como língua de instrução e utilizando uma metodologia bilíngue para contemplar as identidades linguísticas e culturais dos participantes, visando acessibilidade e inclusão. Os resultados indicam que a oficina favoreceu a apropriação do gênero, reduzindo barreiras na leitura e escrita ao utilizar materiais e metodologias alinhadas às identidades linguística e cultural dos participantes. Além disso, os dados revelam que as dificuldades enfrentadas pelos surdos na pós-graduação não se restringem à escrita em português, mas refletem lacunas nos processos de letramentos acadêmicos desde a escolarização, evidenciando práticas institucionais excludentes. A pesquisa destaca a necessidade de mudanças estruturais no ensino superior, tanto na graduação quanto na pós-graduação em nível de mestrado, para garantir ao alunado surdo um processo de ingresso, permanência e formação que seja justo, acessível e inclusivo.