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Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS EDUARDO DE PAULA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS EDUARDO DE PAULA SANTOS
DATA: 24/03/2025
HORA: 10:00
LOCAL: PARECER TÉCNICO CAPÍTULO TEÓRICO
TÍTULO: Articulações teóricos e horizontes de pesquisa
PALAVRAS-CHAVES: Análise de Discurso Crítica. Educação. Letramentos. Ensino de leitura e escrita. Educação Básica.
PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Esta pesquisa objetiva investigar como a Análise de Discurso Crítica pode contribuir para o ensino de leitura e escrita na educação básica. Para tanto, tomamos como aportes teóricos e metodológicos uma articulação entre a Análise de Discurso Crítica (Fairclough, 1989, 2002, 2003, 2019; Chouliaraki; Fairclough 1999; Fairclough; Fairclough 2012; Resende; Ramalho, 2016; Magalhães, 2019; Batista Jr. et al, 2018); a Educação (Brandão, 1993; Libâneo, 2002; Freire, 1985; Bagno; Rangel, 2007; Rogers, 2004; Rogers et al., 2016), e os Letramentos (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020; Gee 1990; Street 2014, 2012; Barton, Hamilton e Ivanic, 2000; Barton, 2007; Barton e Hamilton, 1998; Kleiman, 1995, 2000; Rios 2002), que juntos ampliam o campo de análise das práticas sociais de leitura e escrita na escola, em busca da consciência linguística crítica e da mudança social. Nesse sentido, como caminho para chegar ao objetivo geral, traçamos três objetivos específicos: 1. Mapear pesquisas que tratam de leitura e escrita na educação básica, com base na ADC; 2. Analisar criticamente as pesquisas mapeadas, considerando os intertextos, interdiscursos modalidades e avaliações sobre o ensino de leitura e escrita na educação básica, com base na ADC; e, 3 Elaborar, mediante os resultados das análises, um objeto digital de aprendizagem para o ensino de leitura e escrita na educação básica, com base na ADC. Assim, essa pesquisa se caracteriza quanto à sua natureza como aplicada, quanto aos fins ou objetivos como descritiva, quanto aos meios ou procedimentos técnicos como bibliográfica, e quanto à abordagem como quanti-qualitativa-interpretativista. Com esse desenho metodológico, este projeto de tese propõe o fornecimento de um suporte teórico e prático para os profissionais da educação e para os linguistas que queiram exercer atividades de intelecção e produção textual embasados em uma teoria crítica. Com esse estudo buscamos sistematizar pesquisas que tratam de ADC e ensino de língua materna e propor atividades de leitura e escrita que sejam condizentes com nossos princípios teóricos. Cientes de que a ADC, sobretudo no contexto do Brasil, ainda é pouco direcionada aos profissionais da educação básica e aos estudantes, os resultados podem mostrar estratégias, caminhos, (im)possibilidades e modelos de ensino de Língua Portuguesa que se coadunem com uma abordagem de Educação Linguística Crítica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - 619.***.***-34 - GUILHERME VEIGA RIOS - INEP
Presidente - 1731706 - JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JUNIOR
Interno - 1630360 - MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 24/03/2025 08:53
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