Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCINEIDE FERNANDES DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCINEIDE FERNANDES DE ARAÚJO
DATA: 30/04/2025
HORA: 18:00
LOCAL: PARECER TÉCNICO CAPÍTULO TEÓRICO
TÍTULO: A RELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO EM COMPREENSÃO LEITORA E A LEITURA COMPARTILHADA NO AMBIENTE FAMILIAR À LUZ DAS NEUROCIÊNCIAS.
PALAVRAS-CHAVES: desempenho do leitor; compreensão leitora; leitura compartilhada.
PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Este capítulo teórico integra uma das etapas desta pesquisa em andamento intitulada A relação entre o desempenho em compreensão leitora e a leitura compartilhada no ambiente familiar à luz das Neurociências. É uma proposta multidisciplinar, inserida na área de concentração em Linguística, interface com as Neurociências e com áreas que investigam a relação entre a leitura, o cérebro e a cognição. Nessa pesquisa, destaca-se a relevância que o ato de ler exerce para o pleno desenvolvimento e a formação do leitor-aprendiz, para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais. A partir desse recorte, busca-se, principalmente, a melhoria do desempenho em compreensão e a ressignificação do ato de ler. Paralelamente, visa-se cooperar com a redução das desigualdades sociais, do analfabetismo, da pobreza (ONU, Brasil, 2024), no Brasil. A partir disso, o objetivo geral deste estudo é investigar se há uma relação entre o desempenho em compreensão leitora e a leitura compartilhada no ambiente familiar e de que forma e em que medida esse evento poderá contribuir com o desempenho do leitor. Esta proposta caracteriza-se como uma pesquisa experimental de campo, de abordagem quanti-qualitativa, de base descritiva e interpretativa. O lócus de investigação são quatro escolas da Rede Pública Municipal de São João da Serra/PI. Os participantes são os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, juntamente, à mãe, pai ou um responsável. A coleta dos dados ocorreu em seis etapas, nas escolas, a saber, a aplicação de um Questionário Diagnóstico acerca do perfil socioeconômico, escolaridade e práticas de leitura em família aos pais/responsáveis pelos alunos, a aplicação de um Teste Objetivo de Compreensão Leitora aos alunos do 5o ano. Os participantes, ainda, foram divididos em três grupos, um foi orientado a realizar a leitura compartilhada com a mãe, o pai ou um responsável, no âmbito familiar, durante um mês, pelo menos, três vezes na semana. O segundo foi instruído a responder individualmente, durante um mês, três vezes na semana, a uma atividade de leitura e outro intitulado, grupo controle, que foi orientado a não realizar nenhuma intervenção. Após isso, aplicou-se o segundo Teste Objetivo de Compreensão Leitora a todos os alunos do 5o ano. Quanto à sistematização dos dados e análises, ainda não foram realizadas, mas posteriormente, realizar-se-á um levantamento quantitativo, a fim de se verificar se houve uma correlação positiva ou negativa, isto é, se o grupo que realizou a leitura compartilhada com interação e demonstração de afeto parental, no ambiente familiar, obteve um melhor desempenho. Supõe-se que esses diferentes procedimentos poderão esclarecer como as práticas de leitura compartilhada, quando desenvolvidas com maior grau de interação e afeto familiar, podem contribuir positivamente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Externo à Instituição - 496.***.***-15 - LILIAN CRISTINE HUBNER - UFSC
Presidente - 1630360 - MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 01/04/2025 08:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.instancia1 28/04/2025 10:12