A disseminação de fake news se tornou muito frequente e célere no mundo, e o seu enfrentamento exige habilidades de pensamento crítico. Essa criticidade pode ser desenvolvida por meio de leituras voltadas para a compreensão dos diferentes textos , que circulam nos ambientes digitais. P or meio de uma alfabetização midiática de uma seleção de leitura mais crítica, que envolve a capacidade de analisar, avaliar e interpretar informações de forma mais compreensiva e reflexiva. Para o desenvolvimento dessa competência leitora, é necessário um conjunto de habilidades, que envolvem a própria noção de texto nos contextos digitais. Parte -se do pressuposto de que os textos, que circulam nas plataformas digitais, atuam como agentes de transformação. Essas habilidades devem ser parte de uma educação midiática, que precisa ser conectada a essa formação leitora. Para essa alfabetização midiática, o recurso empregado por diferentes eixos da sociedade foi a elaboração de cartilhas de combate às fake news. Nesse sentido, este projeto de tese objetiva analisar como a organização textual das cartilhas de combate às fake news podem contribuir para a compreensão leitora dos interlocutores, a partir de elementos textuais, que indicam esse movimento de compreensão leitora como inferência, intertextualidade, coesão e coerência. A tese objetiva analisar as estratégias empregadas por alunos do primeiro período do curso de Pedagogia da disciplina Leitura e produção na identificação de notícias falsas ou desinformações, como eles se apropriam dessas estratégias para diferenciarem notícias falsas de notícias verdadeiras. Para o estudo, formulam-se as questões: Os alunos do primeiro período do curso de Pedagogia utilizarão estratégias básicas de identificação de notícias falsas, como a verificação da fonte e a análise do tom e do estilo, para diferenciar notícias falsas de notícias verdadeiras? A leitura das fake News, a partir das estratégias sugeridas pelas cartilhas podem ser usadas por esses alunos para a identificação e combate às fake News? Uma boa formação, a partir da discussão desse tema nos espaços escolares, contribui para a mudança de perfil desse leitor. Como esses leitores se comportam diante de notícias falsas; se compartilham, comentam, rebatem ou simplesmente fazem a leitura e ignoram os malefícios dessas informações? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativa (Gil, 2019), com vistas a construção de uma análise com viés social, cultural e ideológico. Esta pesquisa tem como aporte teórico as contribuições de Santaella (2018), Wardle (2020); Bakhtin (2011); Althier-Revuz (2003); Borges (2023); dentre outros/as pesquisadores.