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Banca de DEFESA: ANA VICTÓRIA SANTOS NATUR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA VICTÓRIA SANTOS NATUR
DATA: 02/06/2025
HORA: 08:30
LOCAL: DEFESA DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: AS HABILIDADES DA BNCC RELATIVAS AO LETRAMENTO DIGITAL À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO MATERIALISTA
PALAVRAS-CHAVES: letramento digital; BNCC; análise do discurso materialista.
PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

O avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação transformou profundamente as práticas de linguagem e os modos de interação social, exigindo da educação a incorporação crítica dessas dinâmicas no processo formativo. Nesse cenário, esta pesquisa objetiva investigar como os discursos sobre o letramento digital circulam, se instituem e produzem posições de sujeito no interior das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação básica, à luz da Análise do Discurso de linha materialista. Os objetivos específicos consistem em analisar as formações discursivas e o interdiscurso que atravessam os documentos da BNCC no que se refere ao letramento digital, investigar como são construídos os discursos sobre letramento digital nas competências e habilidades da BNCC, observar de que modo a BNCC configura a relação discursiva entre os sujeitos professores e alunos no contexto do letramento digital e comparar a abordagem do letramento digital presente nos documentos da BNCC com os discursos produzidos por ela, destacando regularizações, silenciamentos e efeitos de sentido. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com análise de 13 habilidades vinculadas à Competência Geral 7 e uma abordagem interpretativa-discursiva fundamentada nos aportes teóricos de Pêcheux (1997). Observou-se que o sujeito-aluno é interpelado como gestor autônomo de sua formação digital, enquanto o sujeito-professor é majoritariamente silenciado. Os efeitos de sentido produzidos tendem a naturalizar a responsabilização individual dos estudantes, a tecnificação da crítica e a despolitização dos processos educativos. Concluiu-se que o discurso da BNCC sobre o letramento digital reproduz práticas alinhadas à racionalidade neoliberal, deslocando a formação crítica para o plano técnicoprocedimental. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1063909 - JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
Interno - 3970472 - LEILA RACHEL BARBOSA ALEXANDRE
Externo à Instituição - 036.***.***-20 - LUCAS RODRIGUES LOPES - UFPA
Notícia cadastrada em: 07/05/2025 07:39
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