O avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação transformou profundamente as práticas de linguagem e os modos de interação social, exigindo da educação a incorporação crítica dessas dinâmicas no processo formativo. Nesse cenário, esta pesquisa objetiva investigar como os discursos sobre o letramento digital circulam, se instituem e produzem posições de sujeito no interior das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação básica, à luz da Análise do Discurso de linha materialista. Os objetivos específicos consistem em analisar as formações discursivas e o interdiscurso que atravessam os documentos da BNCC no que se refere ao letramento digital, investigar como são construídos os discursos sobre letramento digital nas competências e habilidades da BNCC, observar de que modo a BNCC configura a relação discursiva entre os sujeitos professores e alunos no contexto do letramento digital e comparar a abordagem do letramento digital presente nos documentos da BNCC com os discursos produzidos por ela, destacando regularizações, silenciamentos e efeitos de sentido. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com análise de 13 habilidades vinculadas à Competência Geral 7 e uma abordagem interpretativa-discursiva fundamentada nos aportes teóricos de Pêcheux (1997). Observou-se que o sujeito-aluno é interpelado como gestor autônomo de sua formação digital, enquanto o sujeito-professor é majoritariamente silenciado. Os efeitos de sentido produzidos tendem a naturalizar a responsabilização individual dos estudantes, a tecnificação da crítica e a despolitização dos processos educativos. Concluiu-se que o discurso da BNCC sobre o letramento digital reproduz práticas alinhadas à racionalidade neoliberal, deslocando a formação crítica para o plano técnicoprocedimental.