O estudo linguístico presente nesta dissertação apresenta uma análise da construção de sentido das unidades linguísticas quente e frio em ocorrências do português brasileiro, evidenciando os mecanismos linguísticos que favorecem a presença de uma relação de contraste entre elas. As análises são subsidiadas pela Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas desenvolvida pelo linguista Antoine Culioli, mais precisamente por uma linha de investigação específica desenvolvida no interior desse quadro teórico, a saber, uma perspectiva construtivista para a apreensão do sentido, a semântica construtivista. Os estudos desenvolvidos pelos linguistas Dennis Paillard, Jacques Frankel e Sarah De Vogüe constituem exemplos de investigações linguísticas pautadas nessa perspectiva. De acordo com a semântica construtivista, o sentido de uma unidade lexical é construído no e pelo enunciado a partir de uma dinâmica de interação entre a unidade linguística e os demais elementos do enunciado; e entre a unidade lexical e o contexto. Do ponto de vista metodológico, a metodologia utilizada diz respeito à teoria dos observáveis, ou seja, as ocorrências das unidades linguísticas quente e frio e o papel delas na construção do seu sentido nos enunciados. O corpus utilizado para a realização deste estudo é constituído de 100 enunciados com ocorrências das unidades quente e frio retirados do Corpus do Português (https://www.corpusdoportuguês.org.br) e da plataforma YouGlish. Para alcançar os objetivos traçados, realizamos o levantamento e a organização das ocorrências, além da divisão delas a partir da proximidade semântica constatada em relação às unidades lexicais quente e frio. Posteriormente, para a realização das análises da construção do sentido e do funcionamento enunciativo dessas unidades lexicais, realizamos diversas glosas e manipulações, considerando a relação léxico-gramatical estabelecida entre as unidades presentes nos enunciados, assim como a relação cotexto-contexto. Como resultado, o estudo possibilitou perceber a diversidade de sentido que essas unidades linguísticas apresentam, sentido esse estabilizado, especialmente, a partir da natureza semântica do nome qualificado e da predicação. Além disso, o estudo possibilitou a construção de ferramentas metalinguísticas que contribuem para apreender a construção do sentido e, consequentemente, oferece subsídios para o estudo do sentido das unidades linguísticas.