Banca de DEFESA: BRUNO DE SOUSA BARBOSA

DISCENTE: BRUNO DE SOUSA BARBOSA
DATA: 15/02/2024
LOCAL: Auditório do NPPM
TÍTULO: EFEITO DO MONOTERPENO α-PINENO SOBRE PARAMETROS TECIDUAIS E SISTÊMICOS EM MUCOSITE INTESTINAL INDUZIDA POR 5-FU EM CAMUNDONGOS
PALAVRAS-CHAVES: Inflamação; TGI; Quimioterapia
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia

Com base na limitada seletividade da quimioterapia, o tratamento quimioterápico frequentemente se associa a diversas reações adversas, impactando negativamente todos os tecidos proliferativos. As mucosas do trato gastrintestinal, em virtude de sua elevada taxa proliferativa, tornam-se particularmente susceptíveis aos efeitos nocivos dos agentes quimioterápicos. Dentro desse contexto, destaca-se a mucosite intestinal induzida pelo 5-Fluorouracil (5-FU), caracterizada por um processo inflamatório degenerativo da mucosa intestinal. Notavelmente, esta condição carece, até o momento, de uma intervenção curativa eficaz, gerando considerável impacto na efetividade global do tratamento oncológico. Diante desse cenário, têm-se explorado alternativas terapêuticas, com especial enfoque em produtos naturais. O presente estudo empregou o 5-FU para induzir a mucosite intestinal em camundongos Swiss, co-administrando aos animais o monoterpeno α-Pineno. Os parâmetros ponderais, histopatológicos e morfométricos foram avaliados por análise às cegas e/ou técnicas de processamento de imagens, os parâmetros bioquímicos foram avaliados por reações cromogênicas doseáveis espectrofotometricamente, parâmetros imunológicos foram avaliados por imunoturbidimetria. Os dados foram analisados por ANOVA, seguido de teste de comparações múltiplas de Bonferroni, significâncias foram calculadas para p<0,05*. Na avaliação ponderal, o α-Pineno demonstrou capacidade de atenuar a perda de massa corporal nas doses de 10 mg/kg/dia. No que tange a morfologia intestinal, o α-Pineno evidenciou preservação da arquitetura intestinal nas doses de 50 e 100 mg/kg/dia. Em relação às análises morfométricas, o α-Pineno mitigou a redução das vilosidades de 71,43±3% para para 35,71±3% nas doses de 50 e 100mg/kg/dia. Ao avaliar as criptas intestinais, observou-se que o co-tratamento com αPineno atenuou a redução do tamanho das criptas de 37,5±3% para 12,5±5% nas doses de 0,1, 1, 10, 50, 100 mg/kg/dia. A elevação dos níveis séricos de Proteína C Reativa (PCR) foi também atenuada pelas co-administrações de α-Pineno (22,93±0,5; 85,56±0,1; 79,29±; 82,56±0,1; 86,10±0,1 %) para as doses de 0,1, 1, 10, 50 e 100 mg/kg/dia, respectivamente. Em relação à leucopenia induzida pelo 5-FU, observou-se que o α-Pineno promoveu elevação da leucometria em 9488±824 e 14758±1627% para as doses de 50 e 100 mg/kg. Na avaliação in sílico o α-Pineno se mostra com propriedades promissoras de um candidato a fármaco na avaliação ADMET se mostrando uma molécula muito lipofílica com boa absorção intestinal e baixa toxicidade. Na avaliação de docking molecular, o α-Pineno se mostrou capaz de interagir com os resíduos do sitio ativo e resíduos vizinhos do sitio ativo dos principais alvos envolvidos na progressão da mucosite intestinal. Diante desses resultados, postula-se que α-Pineno apresenta um potencial promissor, visando combater os efeitos adversos de origem inflamatória, como os observados na mucosite intestinal induzida pelo 5-FU.

Presidente - 423551 - RITA DE CASSIA MENESES OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2667625 - FRANCISCO DAS CHAGAS ALVES FILHO
Externo ao Programa - 7422077 - PAULO HUMBERTO MOREIRA NUNES
Notícia cadastrada em: 05/02/2024 12:16