Essa pesquisa é um estudo em História da Educação e tem como objetivo investigar a trajetória de vida docente de Manoel dos Martírios de Moura Fé, em meio as suas contribuições profissionais no contexto social e educacional que viveu. Tendo como questão: Como a ação docente de Dr. Moura Fé contribuiu com a educação de Picos-Pi na época que atuou? Para tal seguimos sua trajetória de vida identificando sua escolarização, formação superior, inserção no magistério, atuação profissional, os sentidos de ser professor em sua época, a cultura escolar e as práticas escolares desenvolvidas, além dos sentidos de arquivar-se. Isto posto, adotamos o seguinte objetivo geral: Investigar a trajetória de vida de Dr. Moura Fé através de seus aspectos pessoais, de formação e atuação docente como forma de compreender os processos sociais e educacionais do Piauí no período de uma vida (1922-2005). O recorte temporal da pesquisa fundamenta-se na concepção do gênero História de Vida, que se refere ao período de uma vida inteira, motivo pelo qual utilizamos como marcos temporais o nascimento e falecimento do pesquisado. Como objetivos específicos, adotamos: Revisitar os espaços em que nosso pesquisado atuou e viveu para compreender sua formação educacional e profissional; Analisar a cultura escolar, as instituições escolares e práticas educativas de uma época por meio da trajetória de vida deste Educador; Identificar a trajetória pessoal e profissional de Dr. Moura Fé, por meio dos vestígios de memórias do seu arquivo particular; Historiar as práticas educativas de Professor como forma de conhecer a realidade dos níveis e modalidades de ensino que atuou em Picos-PI. Para responder aos objetivos propostos foi adotada a pesquisa do tipo documental, histórica e bibliográfica. Seguimos as orientações metodológicas da Nova História Cultural, que ampliou a temática Histórias de Vida, e possibilitou os usos historiográficos dos arquivos pessoais, nossa fonte direta de pesquisa. Fez-se uso também de documentos oficiais, documentos escolares, matérias jornalísticas, fontes imaginéticas, fontes orais com os que conviveram com o pesquisado. Enquanto embasamento teórico adotamos autores como: Certeau (1982), Burke (1992), Le Goff (2013), Galvão e Lopes (2010), Cunha (2019), Vicentini e Lugli (2009), Nóvoa (2002), Bourdieu (2006), Goodson (2002), Sousa (2009), Mignot (2000; 2002; 2006), Sousa (2005), Sousa (2019) e Vieira (2005), e Àrtieres (1988). Através da análise histórica realizada nessa pesquisa nos direcionamos pela constatação da tese de que por meio da trajetória de vida de Dr. Moura Fé é possível compreendermos o processo social e educacional de uma época, os sentidos de ser professor, onde seu arquivo pessoal é meio de descortinar comportamentos e práticas educativas e sociais. Com isso, a pesquisa nos possibilitou um conhecimento sobre a cidade de Picos, evidenciando fatos e personagens históricos que marcaram a história educacional. Através da análise da Cultura Material Escolar, como quadros de formatura, convites, e documentos escolares, vislumbramos sujeitos educacionais anonimos da história, e fatos esquecidos. A tese tem sua relevância para a História da Educação e profissão docente por possibilitar reflexões neste campo, através da trajetória de um educador.