O presente texto consiste no estudo sobre a história do Departamento de Educação (DE) pertencente à Fundação Universidade Federal do Piauí (FUFPI), observando o processo de transição para Centro de Ciências da Educação (CCE) e a contribuição das pioneiras mulheres professoras nas disciplinas pedagógicas no DE. Como objetivo geral busca-se: Interpretar os indícios documentais atrelados à história do DE da FUFPI. Como objetivos específicos, pretende-se: Cotejar sobre a criação da FUFPI; Analisar a criação do DE da FUFPI, por meio da Resolução 16/71 e do Projeto de Implantação do DE; Compreender a participação das mulheres professoras nas Reuniões de Estruturação do DE por meio de atas; Analisar os diários das disciplinas pedagógicas do DE ministradas pelas mesmas; Investigar o processo de transição do DE para CCE. Nessa perspectiva o estudo é norteado pela seguinte problemática central: Como se deu a História do Departamento de Educação da Fundação Universidade Federal do Piauí? Como problemáticas secundárias tem-se as seguintes: Qual é a história atribuída à criação da FUFPI? Como foi criado o DE da FUFPI? Qual a participação das Mulheres professoras na estruturação do DE? Quais eram as disciplinas pedagógicas lecionadas pelas Mulheres professoras no DE? Como ocorreu a transição do DE para CCE? Com recorte temporal entre 1971 ano de criação do DE e 1975 ano da transição de DE para CCE. Teoricamente a investigação alinha-se com as ideias de Ginzburg (1989), Leonardi; Aguiar (2010), sobre paradigma indiciário, Saviani (2013), Magalhães (2022), Magalhães (1999), Gatti Júnior; Pessanha (2005), Magalhães (2005), sobre instituições educativas, Perrot (2019), sobre história das mulheres, Arfuch (2023), Candau (2019), Catroga (2015), Pollak (1992), Halbawachs (2006), Ferro (2010), nos estudos de memória, Bello (2021), Passos (2003), Santos Neto (2024), sobre a FUFPI, Von Simson (2000), Mogarro (2006), Burke (1992), Galvão; Lopes (2010), Félix (1998), Reis (2010), sobre historiografia e Zanelato (2024), sobre reforma educacional do ensino de 1º e 2º grau. Metodologicamente o estudo se caracteriza como pesquisa histórica e documental, pautado nas ideias de Le Goff (2013), refletindo o conceito de documento e monumento. Também utiliza como método de pesquisa a história oral, tendo por base reflexões de Alberti (2008), sobre a história oral como metodologia de pesquisa e de constituição de fontes para o estudo da história. Como resultados preliminares observa-se as contribuições do DE da FUFPI na formação pedagógica docente de forma inicial e continuada por meio dos convênios firmados com a Secretária da Educação do Estado do Piauí, objetivando atualizar os professores da rede pública piauiense de ensino. Destaca-se a escolha da primeira mulher professora ocupante ao cargo de chefe do DE, Maria Cristina Oliveira, responsável por fazer intermediação das demandas do DE juntamente ao reitor Élcio Ulhôa Saraiva. Ademais, o DE objetivou formar professores para lecionarem no ensino de 1º e 2º graus e, sobretudo, em face às novas condições do desenvolvimento da Educação no estado do Piauí.