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Banca de QUALIFICAÇÃO: DILMAR RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DILMAR RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR
DATA: 17/12/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de defesa
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ALFABETIZADORA EM CLASSES MULTISSERIADAS
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização. Classes Multisseriadas. Desenvolvimento Profissional. Professoras Alfabetizadoras. Saberes docentes
PÁGINAS: 266
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

O desenvolvimento profissional docente pressupõe uma aprendizagem ao longo de toda a carreira, com a finalidade dos professores alinharem suas necessidades e interesses aos de seus alunos, contribuindo para a melhoria das instituições escolares. Este estudo tem como objeto: Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras de classes multisseriadas em escolas do/no campo. Estabelecendo a seguinte questão-problema: Quais as contribuições do desenvolvimento profissional na mobilização dos saberes na prática pedagógica alfabetizadora em classes multisseriadas? Como objetivo geral: Analisar as contribuições do desenvolvimento profissional na mobilização dos saberes e fazeres na prática pedagógica alfabetizadora de classes multisseriadas em escolas do/no campo. Os objetivos específicos são: a) identificar os elementos que caracterizam o desenvolvimento profissional das professoras alfabetizadoras de classes multisseriadas; b) caracterizar os saberes e fazeres da prática de professoras alfabetizadoras de classes multisseriadas que se entrelaçam com o desenvolvimento profissional; c) compreender as histórias de vida de professoras alfabetizadoras de classes multisseriadas e suas implicações no seu processo de desenvolvimento profissional. O estudo propõe a seguinte Tese: “O desenvolvimento profissional contribui para a mobilização dos saberes na prática pedagógica alfabetizadora de professoras que atuam em classes multisseriadas de escola do campo”. A pesquisa tem como fundamento a abordagem fenomenológica de Edmund Husserl, discutida por meio dos estudos de Lima (2014) e os pressupostos do método autobiográfico, conforme Delory-Momberger (2008), Ferrarotti (2010), Nóvoa (1992), Nóvoa e Fínger (2010), Passeggi (2021, 2023), entre outros. A metodologia adotada foi a pesquisa autobiográfica, por possibilitar o acesso às histórias de vida, formação e práticas pedagógicas das narradoras. Os dispositivos de produção das narrativas foram as Entrevistas Narrativas Autobiográficas, fundamentados em Bragança (2012), Clandinin e Conelly (2011), Jovchelovitch e Bauer (2010), Schütze (1987), Souza (2008), e os Memoriais Biográficos de Formação inspirados em Bertaux (2010), Brito (2010), Josso (2002, 2006), Nóvoa (1995), Passeggi (2008), Prado e Soligo (2007), entre outros. O campo empírico contemplou cinco escolas de classes multisseriadas do contexto da educação do campo, que atendem a etapa dos Anos Iniciais Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), da rede municipal de ensino de Caxias-MA. Participaram do estudo cinco professoras alfabetizadoras. A análise das narrativas foi conduzida por meio da Análise Interpretativa e Compreensiva, conforme propõe
Souza (2014). Os resultados preliminares do estudo indicam que as professoras alfabetizadoras consideram o seu desenvolvimento profissional um campo de produção de saberes, concepções, ideias e conhecimentos que sustentam os seus fazeres ao longo de sua trajetória profissional. O desenvolvimento profissional de alfabetizadoras é visto como um entrelaçamento entre história de vida, formação inicial/continuada e as formas com às quais a prática acontece no momento histórico e social da educação do campo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 1750222 - LUISA XAVIER DE OLIVEIRA
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Externo à Instituição - 010.***.***-71 - INÊS FERREIRA DE SOUZA BRAGANÇA - UNICAMP
Externo à Instituição - 460.***.***-68 - ALDA MARGARETE SILVA FARIAS SANTIAGO - UFMA
Externo à Instituição - 082.***.***-13 - JOELSON DE SOUSA MORAIS - UFMA
Notícia cadastrada em: 14/11/2025 10:17
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