O desenvolvimento profissional docente pressupõe uma aprendizagem ao longo de toda a carreira, com a finalidade dos professores alinharem suas necessidades e interesses aos de seus alunos, contribuindo para a melhoria das instituições escolares. Este estudo tem como objeto: Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras de classes multisseriadas em escolas do/no campo. Estabelecendo a seguinte questão-problema: Quais as contribuições do desenvolvimento profissional na mobilização dos saberes na prática pedagógica alfabetizadora em classes multisseriadas? Como objetivo geral: Analisar as contribuições do desenvolvimento profissional na mobilização dos saberes e fazeres na prática pedagógica alfabetizadora de classes multisseriadas em escolas do/no campo. Os objetivos específicos são: a) identificar os elementos que caracterizam o desenvolvimento profissional das professoras alfabetizadoras de classes multisseriadas; b) caracterizar os saberes e fazeres da prática de professoras alfabetizadoras de classes multisseriadas que se entrelaçam com o desenvolvimento profissional; c) compreender as histórias de vida de professoras alfabetizadoras de classes multisseriadas e suas implicações no seu processo de desenvolvimento profissional. O estudo propõe a seguinte Tese: “O desenvolvimento profissional contribui para a mobilização dos saberes na prática pedagógica alfabetizadora de professoras que atuam em classes multisseriadas de escola do campo”. A pesquisa tem como fundamento a abordagem fenomenológica de Edmund Husserl, discutida por meio dos estudos de Lima (2014) e os pressupostos do método autobiográfico, conforme Delory-Momberger (2008), Ferrarotti (2010), Nóvoa (1992), Nóvoa e Fínger (2010), Passeggi (2021, 2023), entre outros. A metodologia adotada foi a pesquisa autobiográfica, por possibilitar o acesso às histórias de vida, formação e práticas pedagógicas das narradoras. Os dispositivos de produção das narrativas foram as Entrevistas Narrativas Autobiográficas, fundamentados em Bragança (2012), Clandinin e Conelly (2011), Jovchelovitch e Bauer (2010), Schütze (1987), Souza (2008), e os Memoriais Biográficos de Formação inspirados em Bertaux (2010), Brito (2010), Josso (2002, 2006), Nóvoa (1995), Passeggi (2008), Prado e Soligo (2007), entre outros. O campo empírico contemplou cinco escolas de classes multisseriadas do contexto da educação do campo, que atendem a etapa dos Anos Iniciais Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), da rede municipal de ensino de Caxias-MA. Participaram do estudo cinco professoras alfabetizadoras. A análise das narrativas foi conduzida por meio da Análise Interpretativa e Compreensiva, conforme propõe
Souza (2014). Os resultados preliminares do estudo indicam que as professoras alfabetizadoras consideram o seu desenvolvimento profissional um campo de produção de saberes, concepções, ideias e conhecimentos que sustentam os seus fazeres ao longo de sua trajetória profissional. O desenvolvimento profissional de alfabetizadoras é visto como um entrelaçamento entre história de vida, formação inicial/continuada e as formas com às quais a prática acontece no momento histórico e social da educação do campo.