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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ADERSINO ALVES DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ADERSINO ALVES DE MOURA
DATA: 19/11/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd
TÍTULO: O FORMAR-SE PROFESSOR EM MOVIMENTO: SIGNIFICAÇÃO DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: apropriação de conceitos; experimento didático-formativo; atividade orientadora de ensino; Educação de Jovens e Adultos
PÁGINAS: 285
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente Tese vinculada à Linha 2 – Formação Humana e Processos Educativos –, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI), tem como objetivo investigar a significação da AOE por licenciandos(as) de Pedagogia em atividade de ensino, no estágio da formação inicial em classes multisseriadas dos anos iniciais da EJA, como possibilidade de mediação da apropriação de conceitos teórico-científicos. Para sustentar esse enfoque geral foram consignados os objetivos específicos: identificar necessidades formativas dos partícipes como expressão das tensões e contradições iniciais dos motivos da atividade de ensinar na EJA; desenvolver ações no EDF que favoreçam a transformação dos motivos da atividade, a superação das necessidades formativas e a promoção da formação humana e analisar o sentido pessoal desenvolvido no movimento de transformação dos motivos diante das ações vivenciadas no EDF/estágio. Estes objetivos apresentados fazem face ao seguinte problema de pesquisa: Qual significação da AOE, desenvolvida por licenciandos de Pedagogia em meio à transformação dos motivos da atividade de ensino na EJA, possibilita a mediação da apropriação de conceitos teórico-científicos e a promoção da formação humana? A tese defendida é que a significação da AOE, enquanto conteúdo da consciência social apropriado por licenciandos de Pedagogia como princípio teórico-metodológico de organização do ensino do professor e da aprendizagem dos alunos, configura-se como possibilidade de mediação de conceitos teórico-científicos e, consequentemente, da formação humana no contexto formativo/educativo da EJA. A pesquisa organizada como uma Introdução, quatros seções teóricas, a saber: A naturalização da EJA na Sociedade capitalista, Formação humana em Marx: pressupostos genéticos para uma abordagem histórico-cultural na EJA, Teoria Pedagógica Histórico - Cultural: pressupostos genéticos pedagógicos da formação humana marxista, Método e metodologia de aproximação e captação do fenômeno e uma seção de analise dos dados, A gênese do formar-se professor na atividade de ensinar,  tem   suporte teórico- metodológico ancorado no MHD/ TH-C/ Teoria da Atividade. Foi desenvolvida como pesquisa formação onto-crítica (Ximenes, Pedro, Correa, 2022; Longarezi, Silva, 2013; Bonfim, 2023), através de EDF objetivado por curso extensionista com a participação de 9 (nove) licenciandos(as) de Pedagogia da UESPI, 8°Bloco, cumprindo estagio obrigatório da formação inicial em turmas multisseriadas de EJA, anos iniciais, em funcionamento em duas escolas da Rede Municipal de Educação do município de Teresina-PI, ligadas à SEMEC. Os dados produzidos foram analisados adotando-se como unidade básica de análise a atividade humana em Leontiev com a finalidade de se inferir conhecimentos que pudessem confirmar ou refutar a Tese apresentada. Em síntese, a vivência da AOE na EJA foi significada como mediação onto-reflexiva capaz de articular ensino, aprendizagem e formação docente, instituindo-se como instrumento de apropriação de conceitos teórico-científicos e expressão concreta da formação humana. Ao universalizar-se na práxis, produziu motivos formadores de sentido que ampliaram a consciência dos participantes da pesquisa acerca do caráter histórico-social da atividade pedagógica, fortalecendo a percepção da intencionalidade educativa e o potencial transformador de seu trabalho.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo ao Programa - 1714271 - LUIZ JESUS SANTOS BONFIM
Externo ao Programa - 440.***.***-49 - ANTONIO FRANCISCO LOPES DIAS - UESPI
Externo à Instituição - 412.***.***-82 - LUCINEIDE BARROS MEDEIROS - UESPI
Externo à Instituição - 587.***.***-04 - MANOEL ORIOSVALDO DE MOURA - USP
Notícia cadastrada em: 14/11/2025 10:17
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