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Banca de DEFESA: FRANCISCA LIDIANE DE SOUSA LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA LIDIANE DE SOUSA LIMA
DATA: 28/04/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de defesa do ppged
TÍTULO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL EM TERESINA-PI: VIVÊNCIAS, SABERES E PRÁTICAS (1970-2002)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. Formação Docente. Educação de Surdos. Memória
PÁGINAS: 210
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

 

RESUMO

 

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a história e a memória da formação docente para a educação de surdos na rede pública estadual do Piauí, em Teresina, no período de 1970 a 2002. Sendo os objetivos específicos, verificar como a SEDUC/PI, a partir das reformas educacionais brasileiras, no período de 1970 a 2002, viabilizou formações docentes para educação de surdos; descrever por meio das narrativas dos professores/as, as vivências nos cursos de formação, sendo elas inicial e/ou continuada, na aquisição de saberes para a educação de surdos em escola e classes especiais; e identificar os avanços e desafios apresentados pelos processos formativos, que repercutiram nas práticas docentes para a escolarização de alunos surdos. O recorte temporal da pesquisa com o ano de 1970, se justifica pela abertura da Escola de Educação Especial Prof.ª Consuêlo Pinheiro, em Teresina, considerada a primeira instituição destinada ao atendimento de alunos surdos no Estado do Piauí, possibilitando o início das formações docentes para esse público. E a delimitação final, o ano de 2002, com a oficialização da Lei nº 10.436, que reconheceu a Libras como língua materna das pessoas surdas no Brasil, o que, por sua vez, levou a SEDUC/PI a viabilizar novos cursos de formação docente, diante de uma perspectiva inclusiva. Com relação ao nosso recorte espacial, tivemos como ponto de partida, a primeira escola especial de surdos e outras três instituições da rede pública estadual de ensino, ambas localizadas na cidade de Teresina, a saber: Unidade Escolar Matias Olímpio, Unidade Escolar Estado do Amazonas e a Unidade Escolar Paulo Ferraz. A partir dessa delimitação, levantamos a tese de que a formação docente para a educação de surdos, nessas escolas ocorreram, em sua maioria, de forma continuada, por iniciativas da APAE/PI e SEDUC/PI, no período de 1970 a 2002. Como referencial teórico de análise o trabalho se volta para as bases da Nova História Cultural, com Burke (1992), Pesavento (2008) e Le Goff (2005). Na história da educação especial no Brasil, com os trabalhos de Jannuzzi (2012) e Mazzotta (2011); no que se refere a educação de surdos no Brasil, destacamos Rocha (2008), Goldfeld (2002) e Soares (1999); com relação a história da educação especial no Piauí, a pesquisa de Rosado (2016) e na educação de surdos no Piauí, Gomes (2019). Nos estudos sobre memória, fundamentamos nossas análises nas obras de Halbwachs (1990), Le Goff (1994) e Bosi (1998), tendo como base metodológica a História Oral, com os trabalhos de Alberti (2013), Amado e Ferreira (2006) e Freitas (2006). Assim, realizamos entrevistas com sete professores/as que, entre os anos de 1970 e 2002, vivenciaram os processos formativos tanto fora quanto dentro do Estado do Piauí. Para subsidiar as narrativas docentes, buscamos documentos nos arquivos escolares como atas, fichas funcionais, diários, certificados, planejamentos e fotografias, além de documentos oficiais como leis, resoluções, pareceres e mensagens governamentais, bem como fontes de jornais. Os resultados da pesquisa indicam que as formações docentes para a educação de surdos na rede pública estadual de ensino, evidenciadas a partir das memórias docentes, confirmam nossa tese, uma vez que ocorreram, em sua maioria, de forma continuada, possibilitando a aquisição de diferentes saberes, práticas e vivências no processo de escolarização de pessoas surdas, no período de 1970 a 2002.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 2278335 - FRANCISCO GOMES VILANOVA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo ao Programa - 1063909 - JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - 037.***.***-01 - LUCAS ROMÁRIO DA SILVA - UFCA
Externo à Instituição - 246.***.***-87 - FÁTIMA MARIA LEITÃO ARAÚJO - UECE
Notícia cadastrada em: 02/04/2025 11:55
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