O presente estudo objetiva analisar a constituição da identidade profissional de professores do Curso Técnico em Instrumento Musical do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí/IFPI. Tem como objetivos específicos: Identificar as identidades que professores do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFPI, atribuem a si mesmos, a partir de suas trajetórias na profissão docente; compreender como a experiência e a socialização profissionais repercutem na constituição das identidades de professores do Curso Técnico em Instrumento de Musical do IFPI; descrever as identidades profissionais que professores do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFPI projetam para si. A pesquisa vincula-se à linha de pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Piauí. O desenvolvimento da pesquisa tem como base o método autobiográfico. A opção por esse método (utilizando a pesquisa autobiográfica) justifica-se por favorecer o desenvolvimento da reflexão, a revisitação das experiências vividas e a autoformação. O estudo tem como dispositivos de investigação a carta pedagógica e a rodas de conversa por propiciarem acesso a um vasto corpus de narrativas e aos modos como significam as experiências vivenciadas. A pesquisa teve como contexto empírico o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFPI, campus Teresina/Central e contou com a participação de cinco professores do referido curso. Neste estudo a identidade é compreendida como uma particularidade do psiquismo e característica singular do indivíduo que se constitui em suas interações pessoais e sociais. Como fenômeno social, a identidade envolve movimento, mudança, metamorfose. Essa movimentação é resposta para cada experiência vivida e resulta em um processo de formação e transformação contínua. As reflexões teóricas sobre identidade, têm como referência as contribuições de Ciampa (2005), Dubar (2005), Hall (2006), Baumann (2005), Pimenta (2005), Nóvoa (1991), entre outros. Os estudos de Ciampa (2005) constituem como referência central da pesquisa. De acordo co esse autor, a identidade humana decorre da relação dialética entre indivíduo e sociedade. O autor argumenta que identidade é um processo em construção, que se metamorfoseia ao longo da trajetória de vida do sujeito, permitindo na vida deste, a existência de diferentes personagens que vivenciará como expressão de sua subjetividade nos mais variados contextos. Em relação à identidade profissional docente, é compreendida como construção individual e social do professor em seu contexto de atuação, envolvendo os saberes e as competências próprios do exercício da profissão docente.