ABREU, Airan Celina Sepúlveda dos Santos Rocha de. Trabalho docente na Educação Infantil: desafios da prática educativa nas escolas do/no Campo em Altos/PI. Tese (Doutorado em Educação). 388f. Programa de Pós-Graduação em Educação. Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí. Teresina – PI, 2025.
RESUMO
A Educação Infantil do Campo é a primeira etapa da Educação Básica, realizada no território camponês. Para a efetivação do trabalho docente nas escolas localizadas em territórios rurais, muitas vezes faz-se necessário desafiar as próprias condições de trabalho para o exercício da docência. A partir do problema de pesquisa: Como as professoras significam as condições de trabalho e a prática educativa nas escolas da Educação Infantil do/no Campo em Altos (PI)? Com o objetivo geral do estudo pretende-se, compreender como são significadas pelas professoras, as condições de trabalho e a prática educativa produzidas na Educação Infantil do/no Campo em Altos (PI) e objetivos específicos, analisar as concepções de trabalho docente das professoras, relacionadas à Educação Infantil nas escolas do/no Campo; identificar as condições de trabalho docente vivenciadas pelas professoras da Educação Infantil nas escolas do/no Campo; caracterizar elementos da prática educativa das professoras da Educação Infantil decorrentes das condições de trabalho docente nas escolas do/no Campo. A partir de então, estruturou-se a Tese: As condições de trabalho docente em escolas da Educação Infantil do/no Campo apresentam limitações estruturais, materiais, pedagógicas e formativas, comprometendo parcialmente o trabalho docente desenvolvido, no entanto, a responsabilidade profissional e profissionalização das professoras corroboram significativamente na superação dessas dificuldades, potencializando o processo de ensino e aprendizagem, mesmo que o contexto nem sempre seja incluído nas práticas desenvolvidas. A metodologia com orientação de pesquisa narrativa segundo Clandinin e Connelly (2011) e Josso (2006, 2020), narrativas, conforme Abrahão (2024), Benjamin (1994), Passegi (2021) e Ricouer (2000), como pesquisa empírica, contou com 3 interlocutoras de 3 escolas da Educação Infantil do/no Campo. Para a produção dos dados seguindo os dispositivos, Ateliês Biográficos de Projeto de Si, conforme Delory-Momberguer (2021) e observação participante com diário de campo, com orientação de Flick (2009). O embasamento teórico organizou-se a partir das categorias Trabalho docente, Nóvoa (2002), Tardif e Lessard (2005); Condições de trabalho docente do/no Campo, Behrens (2007), Caldart (2023) e Reimberg e Silva (2022); Educação Infantil do Campo, Silva e Pasuch (2010) e prática educativa, Charlot (2014) e Franco (2012, 2016), inclusive com documentações legais referentes a Educação Infantil, Educação Infantil do Campo e Educação do Campo. A análise foi orientada a partir da Análise do Discurso Crítica na perspectiva de Fairclouhg (2008, 2012). Os resultados apontam que há condições de trabalho adversas nas escolas que oferecem a Educação Infantil do/no Campo e que apesar desses tensionamentos e sobrecarga de trabalho, as professoras conseguem envolver as crianças em uma prática educativa que vislumbra o universo infantil, em um sentido amplo, mas, também considerando as especificidades do contexto. Diante do estudo, percebe-se a carência de investimento financeiro e compromisso político na formação docente e elaboração dos projetos educativos e infraestruturais. Afirma-se, os pressupostos apresentados, que a tese foi confirmada, haja visto a implicação das condições de trabalho, enquanto elementos objetivos e subjetivos, que forjam o trabalho das professoras, que diante das complexidades e tensões, recorrem à iniciativas de autorresponsabilização para atender aos compromissos docentes, nem sempre contemplando a contextualidade na prática educativa.