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Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTENILDE SOARES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTENILDE SOARES DA SILVA
DATA: 26/08/2025
HORA: 14:30
LOCAL: sala de defesa
TÍTULO: PRÁTICAS EDUCATIVAS AFRORREFERENCIADAS: o que nos ensinam danças que carregam em si narrativas poéticas do umbigo?
PALAVRAS-CHAVES: Educação afrorreferenciada, Umbigo, danças afro-brasileiras, Sociopoética.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo de estudo as práticas educativas afrorreferenciadas, que nos ensinam danças que carregam em si narrativas poéticas do umbigo, partindo do problema quais práticas educativas afrorreferenciadas, nos ensinam danças, que carregam em si narrativas poéticas do umbigo. Constituem como pressuposto de investigação a hipótese de que as danças afro-brasileiras que carregam em si narrativas poéticas do umbigo produzem práticas educativas afrorreferenciadas que imprimem sentido e significados de existência para as juventudes que as praticam ou as ensinam, e interferem no processo de formação e atuação destes nos contextos de educação onde estão inseridos, incluindo as escolas, as famílias, a comunidade onde moram. Como objetivo geral, se propõe a compreender práticas educativas afrorreferenciadas, que são ensinadas pelas danças que carregam em si narrativas poéticas do umbigo. Considerando a complexidade do objetivo de estudo, a pesquisa encontra-se delineada e desenvolvida a partir da constituição de um mosaico teórico-metodológico de natureza qualitativo em educação com abordagem sociopoética. Na tecetura dos fundamentos teóricos, contamos com Adad (2014), Gauthier (2010, 2012) para compreendermos a Sociopoética;  Lody (2021), Martins (2024), nos estudos sobre performance e corporeiadades negras, Carneiro (2023), Costa & Petit (2011), Mendonça (2021) para o entendimento de pedagogias e autorrepresentação das epistemologias afrorreferenciadas. Os pressupostos da pesquisa sociopoeta disporei de 3 oficinas distintas: 1. Oficial de negociação e formação do grupo; 2. Oficina de produção de dados (técnica artística); 3. Oficina de contra-estudo (texto transversal); O grupo-pesquisador (G.P.), utilizará o diário de itinerância de forma coletiva como escrita-viva. O corpus da pesquisa será imbuído de relatos escritos (diários, relatos orais e as imagens resultado da produção de dados através do uso da técnica artística, nesta pesquisa, será chamada de “semente/raiz, identificaremos os confetos (conceitos-afetos) na relação com a educação afrocentrada e o que nos ensinam as poéticas do umbigo nas danças afro-brasileiras. Sua relevância se apresenta nos sentidos da e na docência constituídos nos processos e práticas formativos subsidiando a implantação das Leis: 10.639/03 e 11.645/08 que tratam da inclusão da história da África e dos  afrodescendentes e indígenas no currículo escolar e da Lei: 13.278/16 que versa sobre a inclusão da dança e do teatro como conteúdo obrigatório no currículo escolar.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 1714610 - MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA
Interno - 2418655 - MARIA DO SOCORRO DA SILVA ARANTES
Externo ao Programa - 1162245 - MARILIA PASSOS APOLIANO GOMES
Externo à Instituição - 803.***.***-91 - EDUARDO DAVID DE OLIVEIRA - UFBA
Externo à Instituição - 694.***.***-68 - REBECA DE ALCANTARA E SILVA MEIJER - UNILAB
Notícia cadastrada em: 07/07/2025 10:11
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