O presente estudo de modo geral se propõe a analisar o processo de implantação, organização e funcionamento do Grupo Escolar Mathias Olympio na expansão do ensino primário de Teresina-PI (1928-1971). Para tanto, os objetivos específicos foram: buscar compreender o contexto do seu processo de implantação, entender a sua organização e funcionamento, e investigar a sua cultura escolar. Em uma concepção temporal, delimita-se a partir do ano de 1928, período de fundação do Grupo Escolar Mathias Olympio e por representar um marco no processo de ampliação e expansão do modelo “grupo escolar”, até 1971, tendo em vista o advento da Lei 5692/1971, que modificou o modelo grupo escolar ao fundir o ensino primário com o primeiro ciclo do ensino secundário, transformando-o em primeiro grau. Dessa maneira, para a realização da pesquisa foram utilizadas as seguintes fontes: escritas (mensagens de governo, correspondências, legislações educacionais), hemerográficas (jornais e revistas da época), imagéticas (fotografias da cidade, do prédio escolar) e orais (coleta de entrevistas). Para a análise desses documentos, o trabalho está fundamentado nos seguintes autores: da Nova História Cultural, como Peter Burke (1992), Roger Chartier (1990); da História Oral, Paul Thompson (1992), Bom Meihy (1998), Verena Alberti (2008), referente ao uso das fotografias Borris Kossoy (2012), Peter Burke (2004), sobre as instituições escolares recorremos a Diana Vidal (2006), Dominique Julia (2001), Marcus Bencostta (2007); para as percepções sobre os grupos escolares Faria Filho, (1998, 2006), Souza (1998, 2019, 2006); e como produções de pesquisadores locais Amparo Ferro (1996), Itamar Brito (1996), Lopes (2001-2006), Salânia Melo (2010) e Jane Sousa (2005). A implantação do Grupo Escolar Mathias Olympio, possibilitou o desenvolvimento de uma educação popular, em vista de que a criança pobre por muito tempo foi restrita ao acesso desses espaços. Portanto, ao passo em que conhecemos a história do Grupo Escolar Mathias Olympio, resgatamos e preservamos também a sua memória.