Este trabalho acadêmico resulta de uma investigação na área da História da educação, nele é analisada a história e memória do Grupo Escolar Afonso Mafrense em Altos-Piauí (1938-1971), tem-se como recorte temporal e de análise o período de 1938 a 1971, justificado em decorrência de que em 1938 ocorreu a elevação da escola agrupada à categoria de grupo escolar, sendo denominada Grupo Escolar Afonso Mafrense no município de Altos, e no ano de 1971, ocorreu a reforma na educação nacional que resultou na criação a Lei 5.692/71, que unificou o primário e o ginásio, criando o 1º grau. Apresentamos como objetivo geral: analisar a história e a memória do Grupo Escolar Afonso Mafrense na sistematização do ensino público de Altos (1938 a 1971); e como objetivos específicos: compreender o processo de implantação e consolidação do Grupo Escolar Afonso Mafrense; examinar os processos de organização e funcionamento do Grupo Escolar Afonso Mafrense (1938 a 1971); discutir os aspectos da cultura escolar existente no grupo escolar Afonso Mafrense (1938 a 1971). Este trabalho é de natureza qualitativa, e está baseado nos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, na perspectiva da História Oral, apoia-se nas concepções de Chartier (1990), Peter Burke (2004), Certeau (1982), Barros(2005), Le Goff (2003), Magalhães(2004) ; Historia Oral, Paul Thompson (1992), Verena Alberti (2008); grupos escolares e cultura escolar, Vidal (2006), Souza (2008), Lopes (2006), Nosella e Buffa (2013), Sales (2002), Souza (2007, 2008, 2017), Faria Filho (2007), Dominique Júlia (2001), Viñao Frago e Escolano (1998), Souza e Faria Filho (2006), Queiroz (2013) e autores que abordam temas relacionados a cidade de Altos, Dias (2013, 2016), Rodrigues (1991), Raulino Neto e Dias (2016), além destes, utilizamos como fontes para a investiação os relatos orais dos participantes da pesquisa, fotografias, jornais e Diário Oficial do Piauí, além de outros documentos existentes no Arquivo Público do Estado do Piauí. Este estudo amplia os conhecimentos sobre a educação no município de Altos no século XX, e contribui para os estudos sobre a história da educação piauiense e brasileira. E por meio dele podemos concluir que o Grupo Escolar Afonso Mafrense contribuiu significativamente para a educação, ao implantar práticas culturais que foram difundidas pelos alunos em articulação com a sociedade, suas representações estão presentes na mémoria e na história dos altoenses.