A Alternância Pedagógica da Licenciatura em Educação do Campo privilegia o reconhecimento de diferentes tempos, espaços e saberes formativos, que se alternam entre Tempo Universidade e Tempo Comunidade dentro desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar os desafios e perspectivas da alternância pedagógica no e permanência dos estudantes na Licenciatura em Educação do Campo da UFPI. Este trabalho foi desenvolvido a partir do seguinte problema: Quais os desafios e perspectivas da alternância pedagógica na garantia do acesso e permanência dos estudantes na Licenciatura em Educação do Campo, do Campus Ministro Petrônio Portella, da UFPI? A partir desta questão-problema, definimos como objetivo geral: Analisar os desafios e perspectivas da alternância pedagógica no e permanência dos estudantes na Licenciatura em Educação do Campo, do Campus Ministro Petrônio Portella, da UFPI. A fim de alcançar os objetivos propostos, esta pesquisa foi desenvolvida com base na abordagem qualitativa, por meio da análise do Projeto Político Pedagógico do Curso, bem como, da realização das entrevistas semiestruturadas com os coordenadores, professores e estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) UFPI. Os dados foram organizados e analisados a partir das contribuições da Análise de Conteúdo. Com base nesse estudo, constatamos que a Alternância Pedagógica adotada pela Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da UFPI em Teresina configura-se como uma alternativa política e pedagógica importante capaz de criar espaços de troca de saberes e vivências que empoderam sujeitos historicamente marginalizados e garantem seu acesso ao ensino superior. Contudo, o estudo evidencia que a sua plena materialização esbarra em uma série de desafios estruturais. As principais fragilidades identificadas são a falta de preparação docente e de compreensão institucional sobre a alternância, a carência de infraestrutura física e acadêmica adequada (como salas específicas e alojamentos em condições), e a insuficiência de recursos financeiros, o que impacta diretamente o planejamento e o desenvolvimento coerente dos tempos-universidade e tempos-comunidade. Diante do exposto, consideramos que esta pesquisa contribuirá para o campo educacional, uma vez que, a Licenciatura em Educação do Campo forma educadores e educadoras para atuar como professores por área de conhecimento, na gestão das escolas do campo e de processos educativos sociais e comunitários desenvolvidos nos territórios rurais.