A forma como a inclusão vem ocorrendo ao longo dos anos, quando se considera o currículo é vista por diversos autores como um “modelo tamanho único”, ou seja, o currículo é apresentado de modo engessado e padronizado e, por isso, não atende a todas as especificidades existentes na escola. Diante disso, percebe-se a necessidade de abordagens universalistas como o Desenho Universal para a Aprendizagem e de serviços como o Ensino Colaborativo com o fim de aperfeiçoar o processo de escolarização de todos os alunos, visando promover uma educação de qualidade e equitativa. Este trabalho buscou analisar as contribuições de uma formação com foco no Ensino Colaborativo e no Desenho Universal para a Aprendizagem na consecução da inclusão escolar em escolas públicas regulares. Este estudo caracteriza-se como qualitativo, especificamente do tipo pesquisa-ação. A pesquisa foi desenvolvida com professores da rede municipal de Teresina e, dividida em três etapas. Na primeira etapa foi realizado um curso de formação sobre a temática deste estudo, do qual participaram 24 professores, destes 19 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e cinco professoras do ensino regular, na segunda etapa nove duplas formadas pelas professoras do curso e um parceiro que trabalhava no mesmo lugar desenvolveram um plano de ensino usando os princípios do DUA e na terceira etapa, da qual participaram nove escolas, houve a aplicação dos planos pelos professores da classe comum e especialistas. No curso foram trabalhados assuntos envolvendo o Ensino Colaborativo e o Desenho Universal para a Aprendizagem. Foram realizados 10 encontros ao todo, com duração de 3 horas cada e aconteceram de forma remota e presencial. As análises e resultados desse estudo ainda estão em desenvolvimento.