Nesta pesquisa estudamos a formação estético-literária dos discentes do curso de Pedagogia no que diz respeito à leitura literária. Nosso objetivo geral é: analisar as significações que as graduandas do curso de Pedagogia produzem, em contexto de pesquisa formação, acerca da leitura literária e as possibilidades de formação humana; e como objetivos específicos: l) conhecer a prática de leitura literária vivenciada pelos discentes do curso de Pedagogia; ll) explicar como os discentes compreendem a relação entre a formação estético-literária vivenciada no curso de pedagogia e a sua formação profissional; lll) analisar as relações que medeiam a significação dos discentes acerca da leitura literária. A questão que nos norteia é: Que significações as graduandas produzem acerca da leitura literária e que implicações isso tem em sua formação humana e profissional? Para responder à pergunta, apoiamo-nos na Psicologia Histórico-Cultural (Vigotski, 2003) e nos escritos sobre arte e estética de Vigotski (2003) e Gyorgy Lukács. Os instrumentos utilizados para produção de dados foram questionário para identificar os hábitos de leitura dos discentes; a realização de encontros formativos com o intuito de provocar reflexão acerca da leitura literária ao mesmo tempo em que produzimos dados; e ainda realizamos entrevista semiestruturada com dois estudantes do curso de Pedagogia. Os dados do questionário serão analisados por meio da análise de conteúdo (Franco, 2008) e os dados produzidos nos encontros formativos e nas entrevistas serão analisados por meio dos núcleos de significação (Aguiar; Ozella, 2006). Os dados revelam que, durante a Educação Básica, o ensino mediado pela leitura literária é voltado para fins alheios à arte. A literatura, ao longo do processo formativo vivenciado, quando é utilizada, aparece como complemento da disciplina de Língua Portuguesa. Além disso, durante a graduação, a formação estético-literária dos discentes está ligada à conhecimentos pedagógicos, por isso, seu contato com a literatura se volta para obras que possam ser utilizadas em sala de aula com a finalidade pedagógica.