Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMILLY DA SILVA SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMILLY DA SILVA SOARES
DATA: 21/10/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: FORMAÇÃO ESTÉTICO-LITERÁRIA DE DISCENTES DE PEDAGOGIA: As significações acerca da leitura literária
PALAVRAS-CHAVES: leitura literária. Formação inicial. Pedagogia.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
RESUMO:

Nesta pesquisa estudamos a formação estético-literária dos discentes do curso de Pedagogia no que diz respeito à leitura literária. Nosso objetivo geral é: analisar as significações que as graduandas do curso de Pedagogia produzem, em contexto de pesquisa formação, acerca da leitura literária e as possibilidades de formação humana; e como objetivos específicos: l) conhecer a prática de leitura literária vivenciada pelos discentes do curso de Pedagogia; ll) explicar como os discentes compreendem a relação entre a formação estético-literária vivenciada no curso de pedagogia e a sua formação profissional; lll) analisar as relações que medeiam a significação dos discentes acerca da leitura literária. A questão que nos norteia é: Que significações as graduandas produzem acerca da leitura literária e que implicações isso tem em sua formação humana e profissional? Para responder à pergunta,  apoiamo-nos na Psicologia Histórico-Cultural (Vigotski, 2003) e nos escritos sobre arte e estética de Vigotski (2003) e Gyorgy Lukács. Os instrumentos utilizados para produção de dados foram questionário para identificar os hábitos de leitura dos discentes; a realização de encontros formativos com o intuito de provocar reflexão acerca da leitura literária ao mesmo tempo em que produzimos dados; e ainda realizamos entrevista semiestruturada com dois estudantes do curso de Pedagogia. Os dados do questionário serão analisados por meio da  análise de conteúdo (Franco, 2008) e os dados produzidos nos encontros formativos e nas entrevistas serão analisados por meio dos núcleos de significação (Aguiar; Ozella, 2006). Os dados revelam que, durante a Educação Básica, o ensino mediado pela leitura literária é voltado para fins alheios à arte. A literatura, ao longo do processo formativo vivenciado, quando é utilizada, aparece como complemento da disciplina de Língua Portuguesa. Além disso, durante a graduação, a formação estético-literária dos discentes está ligada à conhecimentos pedagógicos, por isso, seu contato com a literatura se volta para obras que possam ser utilizadas em sala de aula com a finalidade pedagógica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Externo ao Programa - 705.***.***-15 - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA
Externo à Instituição - 782.***.***-87 - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA - UEMA
Notícia cadastrada em: 21/10/2025 11:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.instancia1 23/10/2025 14:39