Notícias

Banca de DEFESA: KESSYANE CASTRO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KESSYANE CASTRO SANTOS
DATA: 27/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL
TÍTULO: MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (CAMPUS CAXIAS)
PALAVRAS-CHAVES: Ciências Sociais. Formação inicial de professores. Movimentos Sociais.
PÁGINAS: 114
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

A presente dissertação aborda os movimentos sociais na construção da formação docente dos licenciandos de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA Campus Caxias). Durante a formação inicial de professores oriundos do curso de licenciatura de Ciências Sociais é fundamental estudar diferentes temáticas que envolvem as relações entre indivíduo e sociedade. As diferentes disciplinas do curso contemplam um conjunto de conhecimentos e abordagens que podem influenciar a forma como os futuros docentes compreendem sua prática e identidade profissional, pensando nisso, observa-se, dentre as diversas temáticas abordadas, o quanto elas podem ser significadas ou ressignificadas a partir das experiências de vida. Desse modo, esta dissertação tem como objetivo principal: Analisar como os licenciandos do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão – Campus Caxias vivenciam os movimentos sociais na universidade e como essas experiências podem refletir na sua formação docente e como objetivos específicos: situar temas/abordagens sobre os Movimentos Sociais nos espaços formativos do curso de Ciências Sociais; identificar as experiências dos licenciandos sobre os movimentos sociais durante suas vivências no curso, entender como os licenciandos percebem a prática dos movimentos sociais na sua e comparar as diversas teias de conexão dos discentes em formação docente sobre os movimentos sociais que refletem a prática pedagógica. Partindo desta premissa, buscou-se fundamentar discussões teóricas em torno movimentos sociais e da formação inicial de professores a partir da perspectiva de Gohn (2000; 1994), Arroyo (2003; 2000), Nóvoa (1992), Fernandes (2019), dentre outros autores com estudos no tema. Este estudo trata-se de uma abordagem qualitativa, portanto, a pesquisa também se baseou na descrição, compreensão e explicação das interpretações dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (Campus Caxias). Como técnica de coleta dados utilizamos a observação participante, entrevistas semiestruturadas, para a interpretação dos dados utilizamos a análise de conteúdo. A partir das entrevistas identificamos que os acadêmicos vivenciam os movimentos em diferentes aspectos, seja a partir do que o curso oferta em sua estrutura formativa tal como disciplinas e projetos científicos ou partir de mobilizações protagonizadas por eles mesmos, nesse sentido compreendem os movimentos sociais como parte da sua formação docente, todavia, compreendemos que são poucos acadêmicos verdadeiramente engajados politicamente, sobre isso o curso de Ciências Sociais da UEMA (Campus Caxias) é ausente de movimentos sociais em seu espaço formativo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1043302 - EDMARA DE CASTRO PINTO
Interno - 1162245 - MARILIA PASSOS APOLIANO GOMES
Presidente - 1756788 - SAMUEL PIRES MELO
Notícia cadastrada em: 02/06/2025 10:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 01/07/2025 22:19