A sociedade está em constante transformação, e a área educacional não é exceção. Com o avanço das tecnologias, a educação precisou se adaptar para incorporar novas ferramentas que auxiliam e aprimoram o processo de ensino-aprendizagem. Entre essas inovações, destacam-se os computadores, lousas digitais e a conexão Wi-Fi, que, quando utilizadas de forma eficiente e intencional, tornam as atividades escolares mais dinâmicas e interativas, beneficiando tanto docentes quanto discentes. Este trabalho tem como objetivo investigar como o uso de materiais concretos pode melhorar o ensino e a aprendizagem da trigonometria em ambientes educacionais, analisar o impacto dos materiais concretos na compreensão dos conceitos trigonométricos pelos alunos, identificar as melhores estratégias de abordagem dos conceitos básicos da trigonometria e suas relações através do material concreto, aprender a resolver problemas práticos contextualizados utilizando o material concreto analisado, coletar feedback dos alunos sobre a utilização dos materiais concretos e suas percepções sobre a melhoria no processo de aprendizagem no Ensino Médio de uma escola Estadual no município de Teresina no Piauí. Pois, é sabido, que a tecnologia abre novas possibilidades de aprendizagem e permite um novo olhar para o que está sendo ensinado, feito, é claro, de forma planejada e adequada (Oliveira Júnior e Silva, 2010). Com este intuito foi feito um estudo para avaliar se a introdução nas aulas de matemática do uso de material concreto construído pelo mestrando, neste caso o CTI (Círculo Trigonométrico Interativo), traria mais efetividade numa aprendizagem mais significativa e duradoura no ensino da trigonometria. Tem uma proposta lúdica e dinâmica promovendo o raciocínio lógico, a criatividade e o desenvolvimento de novas habilidades. O projeto foi desenvolvido na escola onde o mestrando leciona, a saber, no CETI Desembargador Heli Sobral, nos horários da disciplina de matemática com carga horária de 5 (cinco) horas semanais onde os alunos, depois de apresentados a parte teórica de trigonometria, em seus conceitos básicos, eram instigados a colocar em prática os assuntos abordados em sala através do CTI (Círculo Trigonométrico Interativo), visualizando através da investigação e manipulação estes conteúdos estudados. Como parte dessa abordagem, os estudantes foram envolvidos em atividades contextualizadas, visando reforçar os conceitos estudados. À medida que assimilavam os conteúdos, novos desafios eram propostos para consolidar o aprendizado de forma progressiva e eficaz. “Isso significa que novos conhecimentos específicos devem estimular processos mais elaborados de reflexão e de abstração, que deem sustentação a modos de pensar que permitam aos estudantes formular e resolver problemas em diversos contextos com mais autonomia e recursos matemáticos.“ (BNCC, 2018, p. 528-529). Pode-se perceber que as aulas se tornaram mais atrativas para os discentes que puderam vivenciar na prática e de forma lúdica, dinâmica e construtiva esta nova proposta no ensino dos conteúdos matemáticos. Com isso, obtivemos resultados positivos, tanto nos testes propostos neste projeto e descritos nas conclusões finais deste trabalho, como nas avaliações bimestrais posteriores aos eventos, com um aproveitamento significativo e contínuo na aquisição dos conhecimentos abordados