Introdução: A adolescência, compreendida entre as idades de 10 a 19 anos, caracteriza-se por uma fase de intensas transformações biopsicossociais. Essas mudanças podem gerar no adolescente momento de instabilidade emocional, conhecido como crise, onde podem surgir diversas alterações psicológicas, a exemplo dos sintomas ansiosos. É importante destacar outras causas que influenciam no desencadeamento de sintomas ansiosos, como por exemplo, a prática do bullying. Objetivo: analisar a prevalência do bullying e sua relação com sintomas de ansiedade em adolescentes no ambiente escolar. Método: Estudo com abordagem quantitativa, transversal, que será realizado em Teresina-PI, na Unidade Escolar Matias Olímpio, vinculada ao Programa Saúde na Escola-PSE, com estudantes de 15 a 19 anos do nono ano do ensino fundamental e médio, que estejam frequentando regularmente a escola no dia e horário da coleta de dados. Serão aplicados três instrumentos: um questionário, onde serão abordados aspectos sociodemográficos; a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (EDAE-A), versão brasileira da Depression, Anxiety and Stress Scale -Short Form (DASS-21) e a Escala Califórnia de Vitimização do Bullying (ECVB), adaptada ao contexto brasileiro. Os dados serão tabulados e organizados no programa Microsoft Office Excel (versão 2016) e analisados com auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences® (SPSS), versão 26.0. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Piauí, para sua autorização e coleta de dados, de acordo com os princípios éticos que envolvem pesquisas com seres humanos. Assim, tornase necessário estudar os fenômenos sintomas de ansiedade e bullying no ambiente escolar, objetivando preveni-lo e combatê-lo, em parceria com os atores envolvidos, quais sejam: alunos, familiares, profissionais da Estratégia Saúde da Família e das escolas, através do Programa Saúde na Escola (PSE).