O comportamento suicida entre adolescentes é um fenômeno multifatorial que tem despertado preocupação devido ao aumento da mortalidade nessa faixa etária. No Brasil, os índices de suicídio vêm crescendo, especialmente entre jovens de 15 a 19 anos, tornando essencial o papel da escola e da família na identificação precoce e no suporte à saúde mental. A qualidade dos vínculos familiares pode atuar como fator de proteção ou risco para o suicídio, destacando a importância de compreender as representações sociais sobre o tema. Estratégias eficazes de prevenção devem envolver tanto o fortalecimento das relações afetivas quanto a implementação de políticas públicas voltadas ao acolhimento e à promoção da saúde mental dos adolescentes. O estudo investiga as representações sociais dos familiares sobre o comportamento suicida em adolescentes escolares, considerando seu impacto e complexidade multifatorial. Com o objetivo de apreender as representações sociais de familiares sobre o comportamento suicida em adolescentes escolares. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, tendo como base a Teoria das Representações Sociais, será realizada em Rio Grande do Piauí com familiares de estudantes da rede pública vinculados ao Programa Saúde na Escola (PSE). A coleta de dados ocorrerá por meio de entrevistas semiestruturadas, processadas pelo software IRaMuTeQ®, com enfoque na Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e análise de similitude. Todos os participantes do estudo assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e com os resultados obtidos espera-se que a pesquisa revele como os familiares percebem, interpretam e lidam com o comportamento suicida em adolescentes escolares, identificando crenças, atitudes e possíveis barreiras para a prevenção e intervenção. Além disso, busca-se fornecer subsídios para a criação de estratégias mais eficazes de apoio e promoção da saúde mental, fortalecendo o vínculo familiar e favorecendo ações preventivas no contexto escolar e comunitário.