A adolescência é uma fase complexa em que ocorrem diversos processos de crescimento e desenvolvimento biopsicossocial, com transformações anatômicas, fisiológicas, psicológicas e sociais. Desenvolvem exposição a comportamento de riscos devido ao interesse de conhecer coisas novas, juntamente com o despertar do interesse na sexualidade. Através do consumo fácil a aparelhos digitais, acesso a internet e entrosamento digital o adolescente adquire autonomia, identidade, prestígio, fascínio pelas aplicações tecnológicas, possibilidade de atividade de fazer e estabelecimentos de relações interpessoais, assim, possibilitando acesso midiático de mídias sexualmente explícitas. O presente estudo tem como objetivo analisar os conhecimentos, práticas e comportamentos de risco de adolescentes que consomem mídias sexualmente explícitas. Trata-se de um estudo metodológico e avaliativo com abordagem quantitativa, que será realizado em duas etapas. A primeira será adaptação e validação do conteúdo do questionário “Instrumento para avaliação do consumo de mídias sexuais e as práticas de risco ao HIV/Aids”, por um comitê de juízes e verificação semântica com a aplicação de pré-teste com adolescentes, utilizando-se o modelo referencial de Pasquali. A segunda etapa será um estudo transversal e analítico, por meio da aplicação desse instrumento adaptado para levantamento dos conhecimentos, práticas e comportamentos de risco de adolescentes que consomem mídias sexualmente explícitas. Essa etapa será realizada em uma escola de ensino médio da rede pública do município de Teresina, capital do Estado do Piauí, na região nordeste do Brasil, que possui o Programa Saúde na Escola, cuja coleta será realizada por meio de entrevistas. O estudo será realizado no período de junho a agosto de 2025. Espera-se que os resultados obtidos tenham impacto científico, educacional, social e, especialmente, na política de saúde voltada para a promoção da saúde dos adolescentes assistidos pela Estratégia Saúde da Família.