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Banca de DEFESA: EDIVALDO RIBEIRO ABREU

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDIVALDO RIBEIRO ABREU
DATA: 10/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Física
TÍTULO: MANUAL DE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE CIRCUITO ELÉTRICO COM O USO DE MATERIAIS RECICLADOS
PALAVRAS-CHAVES: Circuito elétrico; ensino de física; Comunidade de Prática, Teoria Social de Aprendizagem; Experimentação.
PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

Este trabalho foi desenvolvido no contexto do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, contando com o suporte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF). A física encontra-se distante da realidade dos alunos e é vista de forma bastante matematizada, o que cria um desestímulo nos mesmos. Os fenômenos analisados parecem estar longe da realidade diária dos estudantes. Nesse contexto, é fundamental desenvolver um conhecimento colaborativo que vá além das estruturas convencionais da sala de aula, pois isso contribui para uma aprendizagem mais significativa. A Teoria Social da Aprendizagem proposta por Wenger enfatiza uma abordagem que conecta diretamente a aprendizagem ao contexto de ação, considerando isso como um elemento da prática social. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo de estudo a construção de um manual de experimento com o uso de materiais reciclados construído pelos alunos durante as aulas de circuito elétrico, embasado no conceito de Comunidade de Prática e na Teoria Social da Aprendizagem, de Wenger. Este estudo é de natureza qualitativa, e sua abordagem metodológica se destaca por priorizar a subjetividade e a complexidade dos fenômenos analisados. As aulas sugeridas abrangeram debates sobre conceitos físicos ligados ao fenômeno em análise, os quais se desenrolaram de maneira eficiente, devido à facilidade de manipulação do experimento. Este trabalho demonstrou que a educação, quando aliada à prática e à colaboração, pode ser um poderoso agente de transformação. Os alunos não apenas aprenderam sobre os conteúdos, mas também descobriram o valor do trabalho em grupo e da pesquisa científica, preparando-se para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2136512 - ADRIANO SANTANA SOARES
Interno - 2065436 - ALEXANDRE DE CASTRO MACIEL
Interno - 1519238 - CELIO AECIO MEDEIROS BORGES
Externo à Instituição - 049.***.***-79 - MESSIAS VILBERT DE SOUZA SANTOS - UFRN
Presidente - 1807361 - MICAIAS ANDRADE RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 25/02/2025 11:12
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