Introdução: O maior consumo de Alimentos Ultraprocessados (AUP) por escolares está associado a comercialização por meio de cantinas presentes no interior ou entornos de escolas. As escolas particulares não possuem normatização para a regulamentação da comercialização de alimentos por meio de suas cantinas e podem estar mais expostas à comercialização de alimentos ultraprocessados. Portanto, para a implantação de ações concretas é necessário o conhecimento sobre a comercialização de alimentos nesse ambiente. Objetivo: Caracterizar os alimentos comercializados no ambiente escolar da rede privada do município de Teresina. Métodos: Estudo transversal analítico, realizado a partir da auditoria de 56 cantinas de escolas particulares de Teresina. Foi verificada a disponibilidade dos alimentos e publicidade presente nos estabelecimentos. Os alimentos foram classificados quanto ao grau de processamento segundo a NOVA classificação de alimentos, e realizado cálculo do Índice de Saudabilidade (IS). Foi realizada análise da associação entre porte escolar e alimentos, assim como porte escolar e publicidade de alimentos segundo grau de processamento através de regressão logística de Poisson, com suas respectivas Razões de Prevalência (RP) bruta e ajustada. Foi adotado nível de significância de 5% e a análise foi realizada com auxílio do Stata 14.0. Resultados: A maioria das cantinas apresentou gestão terceirizada (87,5%) e a presença de nutricionista (92,9%). Os principais alimentos disponíveis foram: suco natural/polpa (100%), refrigerante comum (85,7%), salgado assado com recheio ultraprocessado (57,1%) e salgado assado sem recheio ultraprocessado (48,2%). Todas as cantinas comercializaram pelo menos um alimento in natura ou minimamente processado. Houve uma maior oferta de AUP, com publicidade relacionada principalmente a esses alimentos, que apresentou o dobro de disponibilidade de alimentos in natura e preparações culinárias. Foi observada uma maior média de comercialização de AUP por escolas de grande porte (> 501 alunos), apresentando RP de comercialização de 1,53 (IC95% 1,08-2,17) mostrando associação positiva entre escolas de grande porte e uma maior disponibilidade de AUP, que foi mantida após ajustes (RP= 1,55; 1,10-2,20). Escolas de grande porte também apresentaram maior RP bruta (RP = 1,50; IC95% 1,08-2,17) e ajustada (p=0,01) de publicidade de AUP. O IS do município foi de 60,7, estando acima da média nacional. Conclusão: Os AUP compuseram o grupo com maior disponibilidade de comercialização. A disponibilidade e publicidade de AUP e preparações culinárias apresentou o dobro do valor da média para alimentos in natura e minimamente processados. Houve uma associação entre o maior porte das escolas e a maior disponibilidade de AUP, assim como a maior publicidade desses alimentos. Tal cenário traz uma preocupação pois o aumento de peso é uma realidade entre crianças e adolescentes de todo o mundo.