Introdução: A Promoção da Saúde é um processo de formação das pessoas para atuarem na melhoria e controle da sua saúde, abordando não só a saúde em si, mas os determinantes sociais, econômicos e ambientais também. Para que o profissional contemple a promoção da saúde efetivamente na sua prática é importante o desenvolvimento de competências essenciais na sua formação. Objetivo: Analisar a formação por competência para a promoção de saúde nos cursos de graduação em saúde das instituições de ensino públicas do Piauí sob o ponto de vista do materialismo dialético. Métodos: Pesquisa documental, com análise de conteúdo dos projetos pedagógicos dos cursos de saúde das Universidades Estadual e Federal do Piauí, considerando a Matriz de Competências para a Promoção da Saúde CompHP e com análise crítica do materialismo dialético. Resultados: Os domínios de competências para a Promoção da Saúde foram identificados nos PPCs em sua maioria de forma explícita, revelando uma formação alinhada com a Promoção da saúde e com os princípios do SUS. Contudo, em alguns cursos houve ausência de alguns domínios nos tópicos analisados. Conclusão: Apesar das lacunas identificas, de um modo geral, os resultados encontrados mostram um avanço na organização pedagógica dos cursos de graduação em saúde e evidenciam a tentativa de superação do modelo de formação tecnicista e hospitalocêntrico. Os domínios de Competências propostos pelo CompHP mostram-se como um bom referencial teórico que pode nortear os documentos pedagógicos dos cursos para a plena formação em Promoção da saúde na graduação.